No mundo todo empresas investem mais de US$ 200 bilhões por ano em diversos tipos de treinamentos e consultorias em busca de transformar seus negócios, de acordo com artigo publicado por Josh Bersin. Esse mercado tornou-se ainda mais dinâmico e vem passando por uma grande transformação digital. Por essa razão algumas metodologias de aprendizagem estão ganhando cada vez mais espaço e ajudam a revolucionar a maneira como as empresas estão buscando esse tipo de capacitação.
Há apenas um ano no mercado, a KIWI, é um exemplo de empresa com soluções em educação corporativa, inclusão, equidade, diversidade que auxilia outras companhias a avançarem em pautas ESG, e apostam no treinamento humanizado para transformar negócios. A empresa já criou mais de 30 projetos customizados, respeitando o tempo e o processo de cada cliente, e atuou com mais de 10 organizações, entre elas Wavin, Wickbold, JBS, TNC e outras. Além disso, a CEO e cofundadora, Pam Stracke, mestre em empreendedorismo social, já fez projetos em mais de 80 organizações, como: Google, Magazine Luiza e Natura.
Para Pam, os treinamentos humanizados contam com uma variedade de linguagens, formatos e abordagens que facilitam o aprendizado e por isso estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. “Só para se ter uma ideia, estima-se que 65% das empresas ainda vão criar uma área ESG nos próximos anos, mas muitas não sabem quanto investir ou como começar. Buscar consultoria personalizada para identificar um melhor caminho de mentoria e treinamento é uma solução efetiva para as empresas que estão nesse caminho. Já podemos observar grandes companhias escolhendo por ações que causam intencionalidades em suas rotinas, priorizando pensamentos estratégicos que olhem para todos na empresa valorizando a individualidade e o que cada um pode somar para a construção de um objetivo em comum”, explica.
A especialista listou 3 iniciativas com metodologias para treinamentos e consultorias que podem inspirar empresas em suas jornadas. Veja a seguir:
Treinamento Humanizado
Humanização nas empresas é um conceito baseado em medidas que elevam a satisfação e a felicidade no trabalho, contribuindo para ambientes colaborativos e harmônicos. Essa ideia parte da premissa de que o capital humano é o recurso mais precioso de qualquer companhia, portanto, investir na sua motivação agrega benefícios para o negócio como um todo.
Esse tipo de treinamento tem crescido significativamente no Brasil. Uma pesquisa recente que mapeou Empresas Humanizadas do Brasil destacou algumas companhias de grande porte que apostaram em treinamentos humanizados nos últimos anos para criar boas práticas em relação aos seus stakeholders – clientes, funcionários, fornecedores, comunidade e acionistas. Entre elas, podemos citar: Clearsale, Magalu, Natura, Prezunic, Special Dog 1, entre outras.
Soma – solução criativa e com resultados tangíveis
Essa metodologia foi desenvolvida pela KIWI para resolver problemas complexos que precisam de diversos stakeholders e inputs de várias partes para uma solução criativa e com resultados tangíveis.
Através de uma consultoria com um processo ágil e focado, em 3 dias dedicados, é possível explorar as raízes do problema, idealizando possíveis soluções, desenvolvendo o conceito ou protótipo de uma delas. Entre os benefícios dessa consultoria estão: possibilidade de identificar a raiz do problema, criação de mindset de resolução de problema junto com a empresa, além do desenvolvimento do conceito da melhor ideia para a solução do problema.
Treinamento de Gerenciamento Ágil e Adaptável
Quando o assunto é gestão e inovação, a metodologia ágil ganhou destaque nos últimos anos e está no topo das tendências. Gerenciar times, projetos e objetivos é sempre desafiador, ainda mais em um mundo mais volátil com mudanças e desenvolvimento, reuniões inundando as agendas e a divisão do tempo entre trabalho presencial e home office, para muitas pessoas, esse novo normal trouxe novos desafios.
Por meio de um workshop, seguido de consultoria imersiva, são apresentadas as diferenças entre um planejamento tradicional e o ágil e a melhor forma de aplicação de ambos. A consultoria ensina a usar ferramentas de gerenciamento ágil e comportamentos adaptativos que causam impacto direto nos resultados de equipes e colaboradores, e que podem ser aplicados no dia a dia prático de qualquer liderança. Para empresas que buscam equipe mais ágil e capacitada a executar projetos e se adequar à mudança, além de habilidade de gerenciamento de projetos que tenham muitas incertezas e aumento de produtividade, esse é um treinamento que irá trazer resultados tangíveis e duradouros.
Sobre a KIWI
A KIWI é uma empresa de consultoria e treinamento humanizada que produz soluções em educação corporativa, desenvolvimento de liderança consciente e sustentabilidade (ambiental, social e de governança corporativa). Fundada por Pam Stracke, Fernanda Caruso e Carol Martins, a companhia leva aos seus clientes conteúdos customizados respeitando o tempo e o processo de cada pessoa. Seus serviços focam na mudança de pensamentos e comportamentos; e carregam conhecimento, ferramentas e ações, que podem ser aplicados por meio de facilitações, mentorias, workshops, palestras, experiências presenciais e online e outros. A companhia, que é especialista em transformar boas intenções em soluções de grande impacto, já capacitou mais de 500 profissionais, desenvolveu mais de 30 projetos e atuou com mais de 10 empresas e entre elas Wavin, Wickbold, JBS, TNC e outras, tem como CEO, Pam Stracke, empreendedora e mestre em empreendedorismo social, que já fez projetos em mais de 80 empresas, como: Google, Magazine Luiza e Natura.
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