A fotografia revolucionou a cultura, a economia, as artes, a sociedade e a forma como enxergamos o mundo. Ela se relaciona com a luz, os ângulos, o recorte de uma cena, a espera do momento certo, os enquadramentos e finalmente, a câmera, muitas vezes, uma extensão de nós mesmos, transpõe momentos que queremos eternizar, seja do momento histórico ou do cotidiano.
Segunda Andréia Faria, coordenadora de fotografia do grupo Fujioka, em um mundo tão tecnológico, a procura por presentes personalizados cresce muito com a chegada do o Dia das Mães. “A venda de produtos relacionados à fotografia tende a crescer em média 35% próximo à data, já que muitas pessoas procuram presentes personalizados e significativos para homenagear suas mães. Itens como Fotolivros, pôsteres, impressões de fotos e porta-retratos são populares nessa época do ano, pois oferecem uma maneira única de celebrar e preservar memórias especiais”, explica ela.
Os fotolivros são considerados um dos queridinhos, pois oferecem uma maneira personalizada, única e significativa de compartilhar momentos especiais e memórias com as mães. Permitindo juntar a família para folhear as páginas e reviver momentos felizes sempre que desejarem. A capacidade de personalizar o design, o layout e o conteúdo os tornam uma escolha popular para presentes sentimentais.
“Hoje o mais procurado entre eles é o fotolivro clássico 30x30cm, pois oferece um tamanho ideal para exibir fotos de alta qualidade e detalhes nítidos. Um produto de excelente com variedades de fotos e com suas páginas espaçosas, permite uma apresentação elegante e atraente das imagens, tornando-se um presente memorável e duradouro para as mães apreciarem por muitos anos”, conta Andreia.
Além do fotolivro clássico 30×30, existem várias outros tamanhos e modelos, entre eles: categoria fotográfica, nos tamanhos 15x21cm, 21x21cm e 20x30cm, categoria Split, tamanhos 30x30cm, A4 retrato e A4 panorâmico e as Revistas nos tamanhos A4 e a categoria Premium, tamanhos A4 panorâmico e 30x30cm. “Para montar basta a pessoa reunir as fotos que deseja colocar e levar até a loja ou fazer tudo de forma on-line pelo site e os preços começam a partir de R$ 115,00 (cento e quinze reais)”, conclui.
Data quente para o comércio
Segundo a pesquisa nacional realizada pelo Instituto Opnion Box, que avaliou o comportamento dos consumidores em relação ao Dia das Mães, quase 8 em cada 10 pessoas planejam presentear na data. Em relação às categorias de presentes para o Dia das Mães, a grande maioria dos respondentes afirma que moda e acessórios (52%) estão no topo da lista dos preferidos. Já beleza e cosméticos foi escolhido por 49%, enquanto casa e decoração, por 22%. A maioria gastará entre R$50 e R$200, sendo o cartão de crédito o método de pagamento preferido para 72% dos consumidores, enquanto o Pix será usado por 24% dos pesquisados.
O estudo também aponta que quando o assunto é pesquisar ofertas, 42% preferem os sites/e-commerce. Entre os principais motivos para a definição do local de compra: 64% dos entrevistados elegeram “bons preços e promoções” como o mais importante. Em segundo lugar, o fato de ser uma loja ou marca conhecida pelo consumidor atrai 11% dos entrevistados, enquanto a opção de “poder comprar online e retirar na loja física” foi escolhida por 9%