Fazer as compras pela internet já é um hábito dos brasileiros pela praticidade de encontrar tudo em um só lugar. No Dia das Mães não poderia ser diferente e, de acordo com uma pesquisa realizada pela Vinklo, marketplace de presentes, 57,90% dos brasileiros pretendem fazer compras pela internet nesta data, outros 23,28% comprarão online e presencialmente. Apenas 18,82% devem adquirir presentes em lojas físicas.
Os e-commerces de varejistas nacionais, como Pontofrio, Lojas Americanas e Submarino, lideram como os principais locais de compra de presentes para a data. Os sites foram escolhidos por 63,32% das pessoas ouvidas, ficando à frente de plataformas internacionais de compra, como Shein, Shopee, Aliexpress e Amazon (50,14%). Na sequência, aparece a própria plataforma da Vinklo (38,40%).
Já aqueles que preferem ver os presentes pessoalmente antes de comprá-los optarão, majoritariamente, pelos shoppings (67,05%), enquanto 42,41% visitarão lojas de rua.
Onde comprar
Internet
57,90%
Ambos
23,28%
Lojas físicas
18,82%
Plataformas de compra
Sites de lojas varejistas nacionais (Ponto Frio, Lojas Americanas, Submarino, Saraiva, Fast Shop, Extra, Polishop etc.)
63,32%
Sites internacionais (Shein, Shopee, Aliexpress, Amazon etc.)
50,14%
Vinklo – Plataforma de presentear online
38,40%
Sites de classificados de compra e venda de produtos novos ou usados (Mercado Livre, OLX, Elo 7, etc.)
28,94%
Sites de ofertas e descontos (Groupon, Privalia, Brandsclub, etc.)
6,88%
Sites de viagens (Submarino Viagens, Decolar, Trivago, CVC, Expedia, Booking, Gol, Tam, Azul, etc.)
4,30%
Outros
3,72%
Preço médio
Shopping centers
67,05%
Lojas de rua
42,41%
Metodologia
Durante os dias 3 e 19 de abril de 2024, a Vinklo ouviu mais de 900 pessoas de todas as regiões do país, com mais de 17 anos e de gêneros diversos.
A Vinklo tem o propósito de unir comodidade e praticidade em um único lugar, a fim de criar conexões e ajudar o público a fazer a escolha do presente certo para tornar os momentos de celebração ainda mais especiais. Comprar na plataforma é como ir a um shopping sem sair de casa e sem errar na escolha.