O creme dental é um produto de uso diário com finalidade terapêutica. O mercado oferece muitas opções, sendo cada uma delas com uma composição de ativos específicos para um determinado tratamento. A doutora e professora do curso de Odontologia da Universidade Santo Amaro (Unisa), Raquel Lopes Gaona, explica as diferenças entre os produtos e a importância da escolha correta para a saúde bucal.
A doutora esclarece que os cremes dentais fluoretados atuam na prevenção da cárie, além de auxiliarem de forma coadjuvante em certas condições de saúde, como a gengivite, uma inflamação na gengiva; a xerostomia, que reduz a produção de saliva – deixando a boca seca; a mucosite, uma inflamação aguda na mucosa oral que pode ocorrer como efeito colateral da radioterapia ou de tratamentos sistêmicos para câncer e a hipersensibilidade, dor aguda decorrente de perda de estrutura dental de origem não bacteriana, sendo ou pela ação de ácidos da alimentação ou do sistema gastresofágico.
A dentista recomenda que os adultos observem na embalagem do creme dental a composição do produto, a quantidade do fluoreto deve ser de 1000 a 1500 (ppm), produtos com indicação menor não são efetivos para prevenir cárie. O mercado também oferece opções de cremes fluoretado para veganos e para pessoas com hipersensibilidade.
A Dra. Raquel orienta que o uso do creme dental deve ser diário, contínuo e ao menos duas vezes ao dia. Ela faz um alerta para a validade impressa na embalagem, pois produtos vencidos perdem o potencial de proteção. Além disso, a doutora pede a atenção para verificar se o produto é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pois a Agência regula estre tantas variáveis, o grau de abrasividade dos produtos (RDA), que se for além do permitido pode causar desgaste dental definitivo e causa sensibilidade e amarelamento pela exposição da dentina, tecido que fica abaixo do esmalte e tem esta cor.
Já no caso das crianças, a partir do nascimento do primeiro dente elas devem utilizar creme dental fluoretado. Porém, deve se atentar à quantidade do produto na escova. “Para crianças de zero a dois anos a quantidade indicada é de meio grão de arroz cruz; entre dois e quatro anos, a quantidade de um grão de arroz cruz, e a partir dos seis, um grão de ervilha”, pontua a professora.
Ainda segundo a dentista, há muitas dúvidas sobre os benefícios dos cremes dentais com fluoreto. “Falta de conhecimento e as muitas notícias falsas levam as pessoas a optarem por produtos inadequados. É necessário esclarecer que o fluoreto é um sal, não é tóxico e previne o surgimento da cárie. É de responsabilidade do cirurgião-dentista a prescrição do creme dental de acordo com a necessidade de cada paciente”, comenta a Raquel. Vale ressaltar que os pacientes devem visitar regulamente o dentista, pelo menos uma vez ao ano. E nessa consulta de manutenção da saúde bucal, que chamamos de “manutenção preventiva”, é que deve ser prescrito o produto de higiene oral adequado para cada paciente.
O efeito abrasivo dos produtos caseiros
Na internet e nas redes sociais são muitas as indicações de receitas com alguns poucos ingredientes caseiros para a remoção de manchas dos dentes. “Esse tem sido um erro comum e recorrente entre os pacientes. Os produtos caseiros utilizados para clarear os dentes, em sua maioria, são muito abrasivos”, reforça a professora.
Ao contrário do que se imagina, eles causam o desgaste do esmalte do dente, que é sua camada de proteção externa. Segundo a especialista, sem essa camada protetora o tecido da dentina fica exposto e torna-se mais evidente a coloração amarelada dos dentes. A utilização de produtos caseiros pode levar à hipersensibilidade nos dentes, causando dor em virtude da exposição aos efeitos abrasivos dos produtos caseiros, que também apresentam baixo pH.
A professora e doutora Raquel Lopes também é pesquisadora e escritora do livro “Guia Clínico de Cremes Dentais”, a primeira publicação exclusiva sobre cremes dentais e sua prescrição no Brasil e no mundo. Por se tratar de um assunto de grande importância entre os cirurgiões dentistas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GENINHA APARECIDA MORAES ROCHA
imprensa@unisa.br