A economia sustentável tem se tornado essencial para empresas de consumo, uma vez que promove a responsabilidade ambiental, uma economia circular e o uso eficiente dos recursos naturais. Iniciativas como o consumo consciente, a redução de resíduos e a adoção de práticas de produção ecológica não apenas melhoram a reputação das empresas, mas também contribuem para a preservação dos ecossistemas e a diminuição da poluição, garantindo um futuro mais equilibrado para o planeta.
Esse movimento de economia sustentável tem levado a Cidade Center Norte, junto de seus parceiros e fornecedores, a promover uma educação do consumo consciente e a contribuir com a redução dos impactos ambientais, refletindo positivamente nos aspectos sociais e econômicos da sociedade.
Um exemplo de primeiro passo rumo a um consumo mais consciente é adquirir produtos e serviços de empresas que tenham responsabilidade socioambiental incorporada em seu negócio, conduta essa que vem ganhando força entre os consumidores.
Nesta direção, o Shopping Center Norte, parte da Cidade Center Norte e o primeiro shopping do mundo a receber a certificação do Sistema B – movimento global de empresas que usam os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta -, se destaca por reunir diversas operações que seguem diretrizes alinhadas às suas, com um foco especial na sustentabilidade e na redução de impacto ambiental.
“Acreditamos fortemente na articulação de diversas empresas em prol de um impacto positivo no meio ambiente e, por isso, para nós é muito importante contar com lojistas dedicados à adoção de práticas mais sustentáveis em seu dia a dia. Além disso, aqui dentro do Center Norte nos desafiamos diariamente em diversos projetos, a fim de promover uma sociedade cada vez mais sustentável e igualitária, seja apoiando programas de capacitação feminina ou até mesmo reutilizando sobras de alimento nas praças de alimentação como adubo orgânico em uma horta social gerida por nós, possibilitando que pessoas em situação de vulnerabilidade social do entorno tenham acesso à alimentos de qualidade. Todas essas iniciativas, somadas às ações de nossos lojistas, são uma demonstração concreta de como pequenos atos podem resultar em grandes mudanças para o planeta”, afirma Guilherme Marini, diretor-executivo do Shopping Center Norte.
Para ajudar os consumidores nesta jornada de um consumo consciente, o Shopping Center Norte destaca algumas alternativas de economia circular presentes em seu empreendimento, que incluem coleta de roupas usadas, bazares e quiosques solidários.
Quiosques Solidários
O Instituto Center Norte, braço social da Cidade Center Norte, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Rede Asta, viabiliza quiosques solidários nos shoppings da Cidade Center Norte. Nestes quiosques, mulheres da Zona Norte são capacitadas por meio de cursos e aprendem na prática como empreender trabalhando nesses espaços, distribuídos de forma estratégica em corredores de grande fluxo pelo empreendimento.
Com peças artesanais para casa, escola, acessórios e brinquedos, é possível encontrar itens nas mais diversas matérias-primas. Dentre os produtos, destacam-se os uniformes usados em capas de caderno. A iniciativa surge como uma solução criativa para o reaproveitamento de materiais, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterros e fomentando uma economia circular, onde o ciclo de vida dos produtos é estendido e reaproveitado de maneira produtiva.
Container Gerando Falcões
O Center Norte conta, dentre as mais de 300 operações, com uma loja bazar da Gerando Falcões. Localizado no estacionamento do shopping em estrutura de container, o projeto tem como objetivo oferecer tanto roupas de marcas conhecidas, quanto outras peças que estão em boa qualidade, todas oriundas de doações e com preços mais acessíveis, como forma de incentivo a uma moda circular, plural e sustentável. O local tem como base o conceito de economia circular, onde todos os produtos – novos e usados – doados à ONG são colocados à venda por valores até 80% mais baratos, oferecendo, assim, acesso a bens de consumo para população de baixa renda. O valor líquido arrecadado com as vendas é reinvestido por completo em programas de transformação nas periferias e favelas.
O Boticário
Dentre os diversos pontos de coleta espalhados pelo Brasil, a loja do Boticário localizada no Shopping Center Norte também conta com pontos para descarte de embalagens de cosméticos vazias. O Boti Recicla, considerado o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta no setor de beleza, está no centro dessa ação. Fundado em 2006, a operação já conta com mais de 4 mil pontos de coleta espalhados por todo o país. Para estimular o descarte correto, o Boticário oferece descontos a partir de R$150 reais em compras nas lojas físicas para quem entregar três ou mais embalagens de produtos (de qualquer marca do setor de cosméticos), em qualquer loja física. Um ato simples, mas com grande impacto, uma vez que as embalagens recolhidas ganham um novo significado, podendo ser transformadas até mesmo em luminárias nas lojas conceito de Boti. Além disso, para os clientes do programa de benefícios Clube Viva O Boticário, é possível ganhar descontos em produtos, ao mesmo tempo em que contribuem para reduzir o impacto ambiental.
C&A
O Movimento ReCiclo, programa da C&A de logística reversa de vestuário, atua a partir de urnas em suas lojas para descarte de roupas usadas, de qualquer marca. As peças doadas recebem o destino apropriado: seja de reuso, reciclagem ou upcycling. As peças são encaminhadas ao Centro de Distribuição da C&A, onde passam por uma triagem e classificação. As roupas em boas condições são destinadas a instituições parceiras do Instituto C&A, que cuidam para que essas peças sejam reaproveitadas por quem mais precisa. Já as peças que não têm mais condições de uso são destinadas à Retalhar, empresa certificada pelo Sistema B, onde é feito o processo de manufatura reversa dessas roupas, ou seja, separação dos componentes como zíperes e botões, que são destinados de forma ambientalmente adequada. O tecido é enviado para desfibração, um processo que o transforma em matéria-prima para uso, e pode virar uma nova peça de roupa.
Renner
O EcoEstilo é o programa de logística reversa da Renner que faz a coleta de embalagens, frascos de perfumaria e, também, de roupas. Todos os itens descartados pelos clientes recebem uma destinação ambientalmente correta. As roupas coletadas, por exemplo, retornam ao centro de distribuição da varejista. A partir daí, passam por uma triagem: se estiverem em bom estado, são encaminhadas para reaproveitamento, por meio de instituições parceiras; as demais seguem para a empresa Retalhar, que faz a reciclagem e desfibragem das peças, para que se transformem em novas matérias-primas e possam ser reinseridas na cadeia produtiva. Esse serviço está alinhado a princípios de economia circular, aumentando o ciclo de vida dos produtos. Desde o início do programa, já foram coletadas cerca de 300 toneladas de materiais em todo o Brasil, sendo 50 de roupas.
Vale ressaltar que a unidade presente no Shopping Center Norte é uma loja circular, ou seja, foi reformada para incorporar princípios da circularidade e de sustentabilidade, relacionados ao melhor uso de recursos naturais. Este modelo inovador de ponto de venda inclui o abastecimento de energia proveniente de fontes renováveis de baixo impacto e o uso de equipamentos automatizados com menor demanda energética. As soluções de arquitetura foram pensadas dentro do conceito de design circular, com a redução no volume de materiais de construção, a reutilização e o descarte adequado desses componentes, a diminuição na geração de resíduos e a escolha de mobiliário produzido de forma responsável. Tudo isso permite menor emissão de gases de efeito estufa e menor consumo de água.
Hering
Certificada pelo Sistema B desde 2021, a Hering conta com diversas iniciativas em prol de um impacto positivo. Entre elas, destaque para o compromisso da marca em ser aterro zero até 2030. Para alcançar este objetivo, a Hering conta com diversos parceiros, como a Eureciclo, empresa responsável pela compensação de 50% das embalagens da marca colocadas no mercado. Só em 2022, a parceria colaborou para a reciclagem de cerca de 249 toneladas de materiais, como papel e plástico, que foram encaminhadas para aproximadamente 328 centrais de triagem espalhadas em diferentes regiões do Brasil: 26 estados, além do Distrito Federal. Além de carbono zero, a marca conta com peças mais sustentáveis por utilizar algodão 100% sustentável e dar significado a outras matérias-primas, como é o caso da linha Reuse, que é feita com fibras recicladas, utiliza menos água e, por sua vez, gera menos resíduos.
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Caroline Pellegrino de Oliveira
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