Com um faturamento de mais de R$ 38 bilhões nos últimos cinco anos apenas no Brasil e ao menos 416 mil cirurgiões-dentistas atuando nas mais de 80 mil clínicas espalhadas pelo território (segundo o Conselho Federal de Odontologia), a odontologia segue como uma escolha profissional bastante atrativa para jovens estudantes. Para os novos e futuros, o sonho de ter a sua própria clínica pode ser realizado com organização financeira, que pode ter início através de uma área importante: a gestão de compras.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é necessário um investimento inicial de R$75 mil (adaptação do espaço, compra de móveis e equipamentos novos, entre outros) para a abertura do consultório. Após o início das operações, esse custo cai para R$14.800 (mensais) sendo, desse montante, ao menos três mil ou 20% destinados à compra de material para uso com pacientes.
Levando esses dados em consideração, ter uma gestão de compras focada em buscar os melhores valores e fornecedores acompanhados de um controle de estoque atualizado é um dos caminhos para que a clínica siga crescendo.
“Contar com uma plataforma virtual que oferece o contato direto com fornecedores de suprimentos e materiais de uso odontológico, com os melhores valores e possibilidade de compra em grupo é uma solução para o dentista que deseja investir pouco tempo em questões administrativas, conseguindo, assim, dedicar ainda atenção aos pacientes e na promoção de um atendimento de excelência”, comenta Michael Almeida, gerente comercial da Apoio.
Além disso, ter esse acompanhamento alinhado à gestão e controle de estoque (origem, data de validade e estimativa de quantidades de uso) contribui para que não aconteçam perdas ou compras desnecessárias de tiras de lixas metálicas, flúor tópico/verniz, cimento cirúrgico, entre outros materiais de uso básico, por exemplo.
“Com esse controle do estoque, torna-se possível prever quando será necessário fazer a reposição de determinado item evitando-se a perda de procedimentos clínicos por falta de material; ter um histórico de consumo atrelado às necessidades dos pacientes; e ainda aumentar a eficiência operacional uma vez que será possível identificar onde encontra-se cada produto”, completa Almeida.
Sobre a Apoio
Com o objetivo de estreitar e dinamizar a conexão entre compradores e fornecedores hospitalares, a Apoio desenvolve soluções digitais pensando no planejamento, compras e logística na saúde. Além de realizar a gestão desses ativos e garantir a transparência e a segurança do processo de compras para os clientes, a organização também fornece uma grande experiência para o fornecedor. A empresa faz parte do Ecossistema MV de transformação digital na saúde. Conheça mais em: https://site.apoiocotacoes.com.br/
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JULIANA MARIA HENRIQUE REGIS
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