A prática esportiva exige não apenas dedicação e treinamento rigoroso, mas também uma atenção especial à nutrição. Uma alimentação adequada e balanceada para atletas e entusiastas do esporte, não só melhora o desempenho físico, mas também fortalece o sistema imunológico.
Um estudo recente da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgado pelo Ministério da Saúde, mostrou que o Brasil, na última década, registrou aumento de 29% dos brasileiros que praticam atividade física, como caminhada, natação e dança, regularmente, ou seja, mantem por semana mais de 150 minutos de atividade moderada ou por 75 minutos atividade vigorosa. Assim, a prevalência de adultos ativos passou de 30,3% para 39,0%. Sendo os homens (46,7%) mais ativos do que as mulheres (32,4%).
José Gustavo Padrão Tavares, doutor em Ciências, coordenador do curso de Educação Física da Faculdade Anhanguera de Teixeira de Freitas (BA) e também ciclista, explica que os atletas, sejam eles amadores ou profissionais, precisam de combustível de alta qualidade para alcançar seus objetivos de desempenho.
“Os alimentos certos fornecem a energia necessária para treinos intensos, ajudam na recuperação após o exercício e promovem a resistência. Além disso, essa nutrição fortalece o sistema imunológico, tornando os atletas menos suscetíveis a doenças e infecções”.
Segundo José Gustavo, a nutrição esportiva, apesar de ser um assunto amplo e com diversas nuances, haja vista que cada pessoa deve ter um plano alimentar de acordo com o seu perfil, biotipo, entre outros aspectos, consiste, em linhas gerais, na contemplação de: macronutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras – como também micronutrientes, hidratação e suplementos.
“Esse planejamento alimentar é tão importante quanto o próprio treino físico. Dou como exemplo, as frutas e vegetais coloridos, que são ricos em antioxidantes e vitaminas C e E, que combatem os danos causados pelos radicais livres e fortalecem as defesas do corpo contra infecções. Já as proteínas, são essenciais para a produção de anticorpos, células brancas do sangue e outras moléculas do sistema imunológico. A hidratação adequada ajuda a transportar nutrientes para as células e elimina toxinas do corpo, e ainda, as gorduras saudáveis, como o ômega-3, encontrados em peixes gordurosos, nozes e sementes, têm propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a modular a resposta imunológica”, destaca.
José Gustavo argumenta que essa combinação entre prática esportiva, alimentação e imunidade, é essencial para a manutenção da saúde do indivíduo. “Ao integrar essas três coisas ao dia a dia, as pessoas podem colher inúmeros benefícios dessa atividade física conciliada à boa alimentação, que vão desde o controle do peso corporal até a melhoria da saúde mental e emocional, resultando em uma vida muito mais equilibrada”, ressalta.
Por fim, o doutor em ciências e coordenador acadêmico da Faculdade Anhanguera dá algumas dicas de práticas que podem ser inseridas no cotidiano.
“São exemplos de atividade física: caminhar, correr, pedalar, subir escadas, carregar objetos, dançar, limpar a casa, passear com animais de estimação, cultivar a terra, cuidar do quintal, praticar esportes, lutas, ginásticas, yoga, entre outros. Essa prática deve ser cotidiana e, portanto, resulta em inúmeros benefícios, como também, melhora a qualidade de vida, humor, disposição, e interação com as outras pessoas e com o ambiente”, avalia.
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno.
A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.
Acesse o site e o blog para mais informações.
Assessoria de Imprensa
Deiwerson Damasceno
E-mail: deiwerson.santos@cogna.com.br
Telefone: +55 11 98455-3620
A prática esportiva, alimentação e imunidade; Especialista explica como essa combinação ajuda na saúde do corpo
00