É um balanço que não deixa margem para dúvidas sobre o atual estado de coisas da Apple (AAPL). Mais do que nunca, na última década, a empresa precisa de novos produtos e soluções que irão redirecionar sua enorme operação de volta ao caminho do crescimento sustentado.
A Apple precisará, neste cenário, de um grande apoio dos investidores a médio prazo e confiança, razão pela qual anunciou sua maior rodada de recompras de ações. É certamente um ótimo momento para recorrer a essa estratégia, pois, de um lado, a ação permanece relativamente bem precificada e, de outro, precisa angariar um sólido apoio para uma mudança estrutural que pode levar vários trimestres para ser implementada.
Isso provavelmente deve se referir a uma maior e melhor integração de hardware com a inteligência artificial, algo que já começou a mostrar algum sucesso em pequena escala na operação Mac, que se saiu surpreendentemente bem, apesar dos problemas gerais.
No entanto, a tendência contínua de queda nas vendas de iPhone e as margens pressionadas mostram que o crescimento da receita atingiu um teto, além de um problema regional, e deve continuar a se aprofundar sem novos produtos mais inovadores.
*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com
Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas, que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.
Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.
Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.