O final de ano se aproxima e com ele o tradicional período de compras para a celebração das datas comemorativas. Para muitas pessoas é o momento de presentear, trocar os móveis, dar uma renovada na casa e adquirir roupas e outros tipos de produtos. É também uma oportunidade para quem quer descansar e tirar as tão sonhadas férias. Em todos os casos é preciso planejamento financeiro para evitar problemas e preocupações futuras.
Levantamento recente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), associação que representa o setor dos meios eletrônicos de pagamento, revela que o Natal de 2023 deve movimentar R$ 43 bilhões em compras de presentes. Já a modalidade de pagamento preferida pelos consumidores é o cartão de crédito (38%), seguida pelo dinheiro em espécie (35%) e pelo Pix (29%).
Não é à toa que o cartão de crédito é considerado por muitos como uma “mão na roda” na hora das compras. No entanto, ele deve ser usado com prudência para evitar excesso de gastos e endividamento desnecessário, segundo especialistas.
A diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, ressalta que a preferência pelo uso do cartão de crédito está relacionada às facilidades que proporciona, como parcelamento das compras, com ou sem juros, e aceitação tanto em estabelecimentos comerciais físicos quanto virtuais. Ela lembra também que as compras feitas pelo cartão são aprovadas imediatamente, diferente do boleto bancário, por exemplo, que leva cerca de dois a três dias úteis para aprovação.
Segundo a especialista, se usado de forma adequada, com planejamento, o cartão de crédito auxilia na organização do orçamento. “Em seu extrato constam todas as despesas que foram feitas em ordem cronológica, com detalhamento do local do gasto, data e valor da compra”, explica.
Viagem
Para quem vai embarcar nas férias rumo ao exterior, além da possibilidade de levar cartões pré-pagos, pode contar com os cartões de crédito internacionais. “São modalidades de pagamento que oferecem a opção de saque em caixas eletrônicos de outros países e também para uso como crédito em compras e gastos variados. Ou seja, evita que o consumidor transite com grandes quantias e tenha mais tranquilidade para aproveitar as férias”, explica a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional.
Carolina Ramos acrescenta que, ao usar cartão de crédito fora do Brasil, o turista conta com incentivos, como o programa de fidelidade, descontos em hospedagens, lojas e restaurantes.
Dicas
Como forma de aproveitar ao máximo o período de lazer e descanso, conhecer lugares incríveis, desfrutar da gastronomia e cultura locais e sem ficar atolado em dívidas, o planejamento orçamentário, antes de fazer as malas, é o primeiro passo, segundo a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional. “Planejar os gastos antes de sair em viagem é essencial, pois evita compras desnecessárias e por impulso. Um limite razoável para o uso de cartão de crédito é de 30% dos ganhos líquidos mensais”, diz.
A especialista alerta os consumidores sobre a falta de pagamento do cartão de crédito. “Atenção à data de vencimento da fatura é importante. Imprevistos podem acontecer, mas é preciso controle para que a fatura do cartão esteja em dia, pagando o valor total e não o mínimo”, afirma.
No caso do não-pagamento da fatura do cartão de crédito e sem condições para arcar com essas despesas, a recomendação é entrar em contato com a instituição financeira para saber as alternativas de negociação da dívida. “O recomendável é quitar a dívida o mais breve possível. Neste período, de controle das finanças, é importante evitar novas compras parceladas”, orienta.
Sobre a Unicred
A Unicred é uma instituição financeira coorperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperadores. Hoje conta com quatro centrais, 28 cooperativas, 373 unidades de negócios e mais de 294 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil.
Umas das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte/MG, que possui 8 singulares, 125 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U