Abril de 2024 – A Verve Capital, que está atualmente em captação do seu segundo fundo, vive uma nova fase de negócio que reforça a sua atuação como um Micro-VC; e, como um desses novos passos para 2024, a companhia acaba de anunciar uma das suas primeiras investidas: a Advolve, startup que se apresentou ao mercado com solução de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para empresas e quer democratizar o marketing digital ao solucionar dores do setor. A rodada da startup teve captação total de R$7,5MM e foi liderada pela Valor Capital e Lanx Capital. Um dos principais objetivos da companhia é ser uma das primeiras globaltechs brasileiras e criar o próximo motor de vendas digitais do mundo.
A Advolve avaliou que, para alcançar os melhores resultados, as equipes de marketing investem muito tempo em análises, criações e testes de campanhas. Além disso, estão sempre tentando reduzir o CAC (Custo de aquisição de clientes) ou diferentes formas de vender mais a partir de melhorias em de ROAS (Retorno de investimento em publicidade, em inglês). O processo, porém, esbarra na falta de dados precisos e insights relacionados, ferramentas desconectadas e outros desafios que envolvem o desempenho das equipes de marketing, como processos lentos, excesso de fluxos de trabalhos manuais e operações não escaláveis nas empresas, o que enfatiza a importância de contarem com um produto integrado baseado em dados oferecido pela Advolve. A empresa foca no processo do marketing digital de empresas dos mais diversos segmentos, que de alguma forma tenham aquisição digital na jornada de compra ou serviço.
O olhar estratégico para o mercado de marketing digital e expertise em IA da Advolve foi o que garantiu o investimento da Verve Capital e validação na proposta de negócio. “Quando estamos analisando um investimento novo, analisamos a fundo dois principaos quesitos – time e mercado (tamanho, potencial da solução no mercado). Como conhecemos o João Sobreira, cofundador e CEO, há muito tempo, conhecemos em primeira mão a capacidade dele, portanto o lado do time foi fácil validar. Já no lado do mercado, enxergamos o potencial que a solução da Advolve tem de disruptar o mercado de “digital ads” no Brasil e no mundo. É uma solução “no brainer” para grandes empresas, mas eles também têm a capacidade de democratizar o acesso a essa ferramenta poderosa para PMEs”, afirma Marcelo Franco, cofundador da Verve Capital.
João Sobreira, de 23 anos, é um dos maiores nomes do mercado brasileiro de games, que hoje é um dos setores mais evoluídos em ADs de performance. Ele já liderou projetos de algumas das principais marcas do segmento na América Latina, como Final Level Company, vendeu a primeira empresa aos 16 anos e possui histórico de sucesso como gamer profissional e agente de carreira de grandes influenciadores do país, além de atuar por mais de 9 anos atendendo times de marketing de grandes empresas. Foi também premiado como o único brasileiro na lista dos “20 melhores executivos da indústria de iGaming”, uma premiação global da SCCG que destaca os principais executivos de iGaming do mundo.
Além de João Sobreira, a Advolve também foi cofundada por Djary Veiga e João Paulo Marinho Martins. João Paulo atua há 10 anos em projetos ligados à AI e dados, com experiências no mercado nacional e internacional para as mais diversas áreas e segmentos, desenvolvendo, por exemplo, um sistema de detecção de áreas de interesse em mamogramas. Djary Veiga acumula experiência empreendedora de mais de 20 anos nos setores de tecnologia e entretenimento, sendo responsável por estabelecer parcerias estratégicas com marcas de diversos portes, em mercados locais e internacionais.
O olhar específico para os empreendedores envolvidos nas startups investidas pela Verve Capital e a especialização nas “dores do começo” é o que diferencia a atuação da companhia em comparação a outros VCs. O objetivo é ser o primeiro aporte institucional das startups, atuando e contribuindo diretamente com o intuito de validar o produto e os empreendedores, potencializando inclusive rodadas e captações futuras para que outros fundos maiores entrem depois.
Além do investimento na Advolve, a Verve Capital esteve envolvida também em investidas como Networkme, startup que chegou ao Brasil para conectar jovens ao mercado. A expectativa, segundo Marcelo Franco, é realizar de quatro a seis investimentos ainda este ano. “A Verve Capital iniciou o processo de captação para o segundo fundo de investimento em agosto do ano passado e pretendemos levantar US$10 milhões ao todo. O objetivo é investir em até 30 startups nos estágios pré-seed e seed – podendo inclusive acompanhar uma série A, com foco também nos segmentos de fintechs, games e retail techs”.
Para esse segundo fundo, a companhia busca principalmente investidores focados mais em LPs (Limited Partners), family offices do Brasil e investidores-anjo, além de continuar apostando na estratégia de clube deals – em que levanta-se capital por transação. Com 27 startups no portfólio, no histórico da Verve estão investimentos em marcas como: Rei do Pitaco, a plataforma de doações Ribon, Malga, Arado, Sooper, Cumbuca, além de nomes como a Religion of Sports.