O Sistema Único de Saúde (SUS) atende mais de 150 milhões de pessoas e desempenha um papel fundamental na assistência à saúde da população, abrangendo uma ampla gama de problemas, desde condições simples como gripes e resfriados até casos mais complexos, como câncer, transplantes e cirurgias cardíacas.
Para garantir uma cobertura abrangente, o SUS está organizado em diferentes níveis de atenção ou complexidade:
Nível Primário:
- O atendimento de casos mais simples ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e postos de saúde;
- Foco na prevenção, promoção da saúde e tratamento de condições de menor complexidade.
Nível Secundário:
- Composto por serviços especializados oferecidos em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) e hospitais;
- Destinado a casos que requerem atenção mais especializada, mas não demandam tratamento de alta complexidade.
Nível Terciário:
- Engloba tratamentos e exames de alta complexidade realizados em hospitais de grande porte, como o Hospital das Clínicas e o Instituto do Câncer;
- Foco em condições de extrema complexidade, como tratamento do câncer, partos de alto risco e doenças raras.
Entre esses três níveis existe uma integração, de modo que um paciente que chega ao posto de saúde possa ser encaminhado para os serviços de atendimento secundário ou terciário. Uma vez que o problema foi resolvido, o paciente retorna para a Unidade Básica de Sáude.
Se uma pessoa possui um problema mais grave ou necessita de uma cirurgia, o hospital para qual ela será encaminhada é definido pela central de regulação, que irá avaliar quais hospitais ou serviços conseguem resolver aquele problema e dentre esses quais possuem vagas para atender a pessoa que necessita o mais rápido possível.
Essa estrutura hierárquica permite ao SUS oferecer cuidados de saúde de forma abrangente, adaptando-se às diferentes necessidades da população e garantindo acesso a tratamentos específicos em diversos contextos de atendimento.
Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda.