Close Menu
NextMagNextMag
    What's Hot

    Dispensa de Licitação: Quando é Permitida e Como Fazer Corretamente?

    12/05/2025

    A História Fascinante do Jogo do Bicho: Das Ruas do Rio ao Brasil

    12/05/2025

    Desentupimento de Esgoto: Técnicas Modernas e Equipamentos Profissionais Utilizados pelas Desentupidoras

    02/05/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NextMagNextMag
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    NextMagNextMag
    Home»ECONOMIA»Dados da YouGov mostram impacto dos rumores de falência na imagem da Gol no Brasil
    ECONOMIA

    Dados da YouGov mostram impacto dos rumores de falência na imagem da Gol no Brasil

    06/02/202400
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Uma análise da YouGov, multinacional de pesquisa on-line, mostra que os rumores de falência da Gol têm tido um impacto limitado até o momento no Brasil. Dados da ferramenta YouGov BrandIndex, que monitora quase 400 marcas no país diariamente, mostram as oscilações num intervalo de oito dias. 

    A pontuação de Buzz da Gol era de 21,5 pontos em 10 de janeiro. Já em 18 de janeiro, oito dias depois e no último dado disponível na plataforma, a pontuação era de 20,3. Esse indicador reflete quantas pessoas ouviram algo sobre a marca em notícias, redes sociais ou com amigos e familiares, além de quão positivas (ou negativas) foram essas histórias. David Eastman, diretor-geral da YouGov na América Latina, diz que a falta de uma variação mais significativa sugere que, até agora, o rumor de falência da companhia aérea não afetou sua imagem.

    “No entanto, existem indícios de que os problemas da companhia aérea estão apenas começando. Antes do relatório sobre a possível falência, a Gol estava apresentando uma tendência de crescimento, após ter perdido vários pontos no indicador de Buzz em 12 de janeiro. A partir do dia 17, exatamente quando a companhia aérea emitiu seu comunicado de esclarecimento, há uma clara mudança de tendência. Isso pode ser interpretado como uma reação negativa do público brasileiro à confirmação de seus problemas financeiros”, comenta.

    Essa súbita queda não se limita apenas ao indicador de Buzz. Eastman explica que o índice é um dos dados mais voláteis do BrandIndex e, portanto, nem sempre reflete desafios (ou oportunidades) fundamentais para os negócios a médio ou longo prazo. Medidas como Reputação corporativa, Recomendação, Consideração, Impressão geral e Satisfação do cliente mostram mudanças mais profundas na percepção do público em relação à capacidade e atratividade comercial das empresas.

    Em todos esses indicadores, a resposta da Gol aos rumores de falência parece ter tido o mesmo efeito que no Buzz: uma mudança de tendência para baixo. Em todos os casos, a pontuação da empresa parece ter superado os rumores sem grandes ajustes. E em todos os indicadores, entre 17 e 18 de janeiro, pode-se perceber uma clara queda na avaliação da empresa. “Embora seja necessário mais tempo para confirmar se é um efeito persistente ou não, representa uma possibilidade perigosa para uma das maiores companhias aéreas do Brasil”, diz.

     

    Outras companhias aéreas brasileiras aproveitam a crise da Gol

    A crise da marca não passou despercebida pelos seus principais concorrentes na indústria, LATAM e Azul. Pelos dados da YouGov, nenhuma das duas companhias aéreas viu uma grande mudança em suas pontuações de Buzz desde que os rumores sobre o processo de falência da Gol começaram. Nem mesmo parece que a resposta oficial da Gol em 17 de janeiro teve algum efeito, seja adverso ou não, na percepção do público. Isso parece descartar, pelo menos por enquanto, uma crise para toda a indústria a curto prazo.

    “O que pode ser observado é um possível impulso nos negócios da LATAM e Azul em decorrência da crise de sua concorrente. Em suas avaliações de Reputação corporativa e Consideração, especialmente esta última, as concorrentes da Gol começaram a adotar uma tendência de crescimento nos dias seguintes aos rumores. Até o momento, a Gol ainda as supera por vários pontos nesta medição do BrandIndex, e não está claro se esse avanço pode ser mantido a médio prazo”, comenta Eastman.

    No entanto, representa uma oportunidade para que LATAM e Azul possam desferir um golpe crucial na Gol, segundo análise do executivo. “As cifras sugerem que os consumidores estão começando a considerar outras companhias aéreas, mesmo quando ainda não está claro se a Gol conseguirá superar com sucesso o processo de reestruturação financeira e possível falência. Nesse sentido, os próximos meses podem ser decisivos para as três companhias aéreas brasileiras. Para a Gol, será uma prova para ver se consegue manter sua atual posição como uma jogadora importante no mercado. Para LATAM e Azul, é uma oportunidade para ultrapassar sua rival”, finaliza.
     

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Associada SIMEC é finalista do Prêmio Mulher ArcelorMittal

    20/04/2024

    Empresários do setor eletro metalmecânico se reúnem para debater futuro da indústria em encontro promovido pelo SIMEC.

    20/04/2024

    Em Curitiba, plantão gratuito ajuda a tirar dúvidas sobre declaração do IR

    20/04/2024
    EM DESTAQUE

    A História Fascinante do Jogo do Bicho: Das Ruas do Rio ao Brasil

    12/05/20252

    Dispensa de Licitação: Quando é Permitida e Como Fazer Corretamente?

    12/05/20251

    Desentupimento de Esgoto: Técnicas Modernas e Equipamentos Profissionais Utilizados pelas Desentupidoras

    02/05/20250

    Armas de fogo no Brasil: conheça as regras para civis e militares

    28/04/20250

    A relevância das farmácias de manipulação na atualidade

    27/03/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    A História Fascinante do Jogo do Bicho: Das Ruas do Rio ao Brasil

    12/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as regras para civis e militares

    28/04/2025

    Dispensa de Licitação: Quando é Permitida e Como Fazer Corretamente?

    12/05/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Next Mag.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.