Uma pesquisa encomendada pela Mosaico, empresa do Banco PAN, dona do Buscapé e do Zoom e gestora do Shopping do PAN, apontou quais são as semelhanças e diferenças das gerações no momento da compra. Ao ouvir 1.494 participantes de diferentes regiões do país, entre os dias 25 e 26 de março, por meio da plataforma QuestionPro, o levantamento indica comportamentos dos consumidores Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964), geração X (1965 – 1980), Millennials (1981 – 1996) e geração Z (1997 – 2010), que podem auxiliar marcas em possíveis tendências de mercado.
O cashback, programa de recompensas para receber de volta determinada quantia após uma compra, é a principal distinção entre as gerações. Enquanto apenas 21% dos Baby Boomers aproveitam a ferramenta, cerca de 70% das outras três gerações já são atraídos pelo benefício, o que mostra a relevância dessa atratividade para os consumidores mais jovens.
Outra diferença revelada é a comparação de preços em diferentes plataformas. De acordo com a pesquisa, essa é uma prática de compra que, apesar de utilizada por todas as gerações, está em declínio entre os consumidores mais jovens: Baby Boomers (68%), Geração X (47%), Millennials (42%) e Geração X (40%).
Por outro lado, o comportamento das gerações para as preferências de compra se assemelha em mais aspectos. Dentre eles, destaca-se o uso de pagamentos digitais para concluir as compras, que já impacta entre 50% e 55% dos consumidores de todas as idades.
O uso de aplicativos específicos ganha espaço na comparação com sites de varejo, e também revelam uma tendência de consumo que alerta o mercado. Enquanto 69% da Geração Z prefere comprar via apps, apenas 51% utilizam os sites para as compras. Para os Baby Boomers, esses números são de 53% e 47%, respectivamente, evidenciando uma preferência de ambas pelos aplicativos.
Já a utilização de cupons é pouco aproveitada por todas as gerações. Sua relevância no momento da compra é de aproximadamente 30% para diferentes idades, e a prática tem sua maior aderência com os Millennials (34%).
“A análise dos comportamentos das diferentes gerações e suas preferências nos métodos de compra é extremamente importante para as lojas e os varejistas. Dados, como o crescimento do uso do cashback pelos mais jovens, a opção por aplicativos específicos de compra, ou até mesmo o desuso dos cupons são alertas para um olhar mais estratégico do mercado. A partir dessas análises, é importante que as marcas repensem as estratégias e se adaptem para conquistar o novo consumidor”, avalia Francisco Donato, Superintendente Executivo da Mosaico no Banco PAN.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lucas Leite de Assis
lucas.assis@fsb.com.br