Em 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro, em homenagem à Biblioteca Nacional, fundada no Brasil em 1810 pela Coroa Portuguesa. O primeiro livro publicado no país foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. Com o objetivo de promover e incentivar a leitura e homenagear a data, a Biblioteca Garcez da Uninter promove de 28 de outubro a 01 de novembro, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Entre as opções programadas estão exposições, contação de histórias, bem como oficina de restauração de livros.
Você sabia que o subsolo da Rua XV, em Curitiba, guarda muito conhecimento? Todos os dias milhares de pessoas circulam em cima de um acervo de livros da Biblioteca Central do Grupo Uninter, no Campus Garcez. Em um espaço no subsolo, o prédio histórico abriga 18.625 títulos e 32.195 exemplares de livros, em todas as áreas do conhecimento ofertadas pela instituição. “É importante salientar que a Biblioteca conta ainda com imenso acervo de livros digitais, que pode ser consultada por qualquer aluno através de aplicativo em qualquer local, utilizando seu tablet, celular e outros dispositivos da tecnologia”, comenta Vanda Fattori Dias, coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas. Na universidade, a produção de conhecimento científico exerce extrema importância e a difusão da informação no processo de ensino, pesquisa e extensão ocorre, constantemente.
Uma curiosidade é que a biblioteca universitária no ocidente surgiu na Idade Média, antes mesmo da criação das universidades, sendo feita em mosteiros e locais religiosos e eram espaços para guardar conhecimento e não disseminar informações. Os conteúdos eram desenvolvidos, escritos e guardados nas bibliotecas. As bibliotecas universitárias, ao longo do tempo, foram se modificando de acordo com as mudanças da sociedade e atualmente, são espaços que contribuem para a formação de estudantes, auxiliam no acesso à informação, no aprimoramento acadêmicos e no desenvolvimento da cidadania.
A primeira Biblioteca do Grupo Uninter teve sua origem em 1996, quando da fundação do IBPEX – Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão, que ofertava cursos de pós-graduação. O IBPEX foi o embrião da Uninter. A Biblioteca cresceu, multiplicando-se em quatro bibliotecas. Até que em 2019, após a reestruturação dos Campus da Uninter, a estrutura foi reorganizada para formar a Biblioteca Central, que ficou no Campus Garcez, centralizando todo o conteúdo.
A Biblioteca da Uninter funciona com entrada livre para a comunidade em geral, com espaço para estudo e troca de ideias, com salas de estudos coletivas e individuais, além de acesso à Internet sem fio. Desta forma, presta a contribuição para a Pesquisa e Extensão, disponibilizando recursos tecnológicos e infraestrutura adequada para o acesso à informação e à construção do conhecimento.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALQUIRIA CRISTINA DA SILVA
valcsilvaa@gmail.com