Close Menu
NextMagNextMag
    What's Hot

    Desentupimento de Esgoto: Técnicas Modernas e Equipamentos Profissionais Utilizados pelas Desentupidoras

    02/05/2025

    Armas de fogo no Brasil: conheça as regras para civis e militares

    28/04/2025

    A relevância das farmácias de manipulação na atualidade

    27/03/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram
    NextMagNextMag
    • SAÚDE
    • NEGÓCIOS
    • AGRO
    • CULTURA
    • DIVERSOS
    • ECONOMIA
    • EDUCAÇÃO
    • ESPORTE
    • TEMPO
    • ENTRETENIMENTO
    NextMagNextMag
    Home»TECNOLOGIA»Dia Nacional da Inovação: o que significa, na prática, inovar nos negócios?
    TECNOLOGIA

    Dia Nacional da Inovação: o que significa, na prática, inovar nos negócios?

    Redação Next MAG19/10/202300
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Compartilhar
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

     

    O Dia Nacional da Inovação é celebrado no Brasil no dia 19 de outubro. A data tem como base o feito do aeronauta e inventor brasileiro Alberto Santos Dumont. A inovação é um tema constantemente presente no mercado, mas como ele pode ser, de fato, aplicado nos negócios, independentemente do tamanho das empresas e do segmento de atuação?

     

    A inovação é essencial para o crescimento e a prosperidade das empresas, pois as capacita a se adaptarem, evoluírem e atenderem às crescentes expectativas dos consumidores em um ambiente de negócios em constante mudança. Empresas que abraçam a inovação tendem a estar melhor posicionadas para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades à medida que surgem.

    O que significa inovar nos negócios?
     

    “Inovar é, basicamente, pegar algo que já existe e melhorá-lo, aprimorá-lo, seja de maneira cotidiana, simples, ou de maneira revolucionária. Atualmente, a estratégia de inovação é percebida como um diferencial competitivo mais do que nunca. Isso é especialmente verdade em um mundo cada vez mais digital, dinâmico e criativo. Inovar se torna uma questão de adaptação, criatividade e aproveitar ao máximo os recursos disponíveis”, explica o CEO da IDK Media, Eduardo Augusto.

     

    Na prática, a inovação nos negócios envolve uma grande gama de ações e abordagens, e entre elas estão:

     

    Criar produtos ou serviços inovadores que atendam às necessidades dos clientes de maneira única ou melhor do que a concorrência;
    Aprimorar produtos ou serviços já existentes, tornando-os mais eficazes, confiáveis ou acessíveis;
    Aplicar a inovação aos processos internos da empresa para aumentar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade;
    Uso de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, automação de tarefas repetitivas e análise de big data, que podem melhorar a eficiência operacional e a tomada de decisões;
    Mudar a forma como a empresa gera receita, faz parcerias ou entrega valor aos clientes pode ser uma forma poderosa de inovar nos negócios;
    Explorar novos canais de distribuição, o uso de mídias sociais de maneira criativa ou o desenvolvimento de campanhas promocionais inovadoras, além de encontrar maneiras inovadoras de entender e atender às necessidades dos clientes.

     

    Ou seja: nem sempre a inovação vai estar exclusivamente ligada a tecnologias complexas. Outras iniciativas também podem trazer grandes avanços neste sentido, como explica a CEO da Plure, primeira plataforma de vagas de trabalho exclusivas para mulheres, Jheny Coutinho. “Empresas mais diversas e inclusivas são mais inovadoras e existem vários estudos que comprovam isso. A diversidade é sinônimo de inovação, e também de resultados positivos, empatia, inclusão, engajamento e produtividade”. Levantamento feito pelo Instituto Identidades do Brasil (IDBR) evidenciou que para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, verificou-se o acréscimo de aproximadamente 5% na produtividade dessas organizações.

    Tecnologia e dados a serviço da inovação

    Quando falamos em tecnologia e inovação, não podemos deixar de lado a importância dos dados nesse processo. Uma pesquisa, realizada pela consultoria Forrester, mostra que pelo menos 66% das empresas ao redor do mundo levam seus negócios orientados por dados. Dessas, porém, são poucas as que sabem tratar esses dados adequadamente – apenas 21%. A mesma pesquisa mostra que no Brasil, 48% dos negócios estão em fase inicial no trabalho com dados. 

     

    Um outro levantamento, realizado pela consultoria McKinsey mostra que as organizações que aproveitam os dados e informações sobre os clientes de forma estratégica superam os seus pares em 85% no crescimento das vendas e em mais de 25% na margem bruta.

     

    “Através da análise assertiva dos dados, é possível obter inputs e insights que farão toda a diferença para a inovação em um cenário tão competitivo. No mundo data-driven atual, as organizações que não aproveitam o poder de ferramentas de inteligência de dados correm o risco de ficar atrás de seus concorrentes. As empresas precisam adotar essas plataformas para obter informações valiosas e vantagem competitiva significativa, e otimizar a tomada de decisões”, explica o Diretor de Business Development da consultoria internacional Keyrus, Fábio Gomes. 

     

    “Em uma era de crescente digitalização e mudanças radicais do comportamento do consumidor, os dados oferecem o caminho para manter-se à frente e em constante inovação, identificando tendências emergentes e entendendo as mudanças nas preferências do consumidor. Assim, a adequação das estratégias e ofertas se torna mais ágil e eficiente. De nada adianta o produto certo, para a pessoa certa, mas na hora errada, por exemplo”, explica o especialista em dados e inovação e professor de MBA da FGV, Kenneth Corrêa. 

     

    A inovação é crucial no contexto da experiência do consumidor, seja em qual segmento for. Um exemplo atual e presente no dia a dia do brasileiro é a digitalização financeira. Dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023 mostram que a adesão do brasileiro a tecnologias como o Pix, o WhatsApp e o Open Finance, entre outras, foi responsável pelo crescimento recorde de 30% nos últimos onze anos, com aumento de 43% das transações nos canais digitais – elas correspondem a quase 80% do total das movimentações bancárias no país. 

     

    A pesquisa também detectou um crescimento de 971% em 2022 na quantidade de usuários pessoa física do Open Finance em comparação com o ano anterior. 80% dos bancos respondentes do levantamento afirmam que até 10% de sua base de clientes aderiu ao Open Finance, número que deve apresentar novo crescimento neste ano.

     

    Outro estudo, divulgado pelo Banco Central, mostrou que a utilização do celular para a realização de transações financeiras saltou de 9% em 2016 para 79% em 2022; enquanto, no mesmo intervalo, as operações por canais presenciais caíram de 53% para 5%. 

     

    “O fato é que a transformação digital já é uma realidade, avança ano a ano, e vem para elevar o nível do mercado no país, além de democratizar o acesso aos serviços bancários. O Brasil já é referência mundial em Open Finance, conta com uma tecnologia avançada como o Pix, que também é referência no mundo, e tanto o cliente quanto o mercado só têm a ganhar. As instituições precisam cada vez mais explorar de forma inteligente as oportunidades que surgem com os avanços tecnológicos, e o horizonte se mostra positivo”, pontua Alan Mareines, CEO da fintech Lina OpenX.

     

    A inovação é essencial para o progresso humano, o crescimento econômico e a competitividade no mercado. Ela pode ser impulsionada por uma variedade de fatores, incluindo pesquisa e desenvolvimento, criatividade, colaboração, investimento em tecnologia e a capacidade de adaptação às mudanças nas condições do mercado e na sociedade. Em um mundo cada vez mais conectado, na era da informação e da digitalização, a inovação oferece uma série de vantagens significativas para os negócios, independentemente do tamanho ou do setor.

     

    Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
    U | U
    U

    Compartilhar Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Telegram Email

    Assuntos Relacionados

    Ouroboros: O algoritmo de consenso da Cardano

    18/03/2025

    Transformação Digital no Varejo Farmacêutico: A Era da Saúde Conectada

    13/12/2024

    Atualização de Firmware de Drones: Benefícios e Como Fazer

    09/12/2024
    EM DESTAQUE

    Desentupimento de Esgoto: Técnicas Modernas e Equipamentos Profissionais Utilizados pelas Desentupidoras

    02/05/20250

    Armas de fogo no Brasil: conheça as regras para civis e militares

    28/04/20250

    A relevância das farmácias de manipulação na atualidade

    27/03/20250

    Ouroboros: O algoritmo de consenso da Cardano

    18/03/20250

    Quais são os riscos e cuidados essenciais com baterias de lítio?

    12/03/20250
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Site de Notícias e Opinião

    EM DESTAQUE

    Armas de fogo no Brasil: conheça as regras para civis e militares

    28/04/2025

    Desentupimento de Esgoto: Técnicas Modernas e Equipamentos Profissionais Utilizados pelas Desentupidoras

    02/05/2025

    A relevância das farmácias de manipulação na atualidade

    27/03/2025
    CONTATO

    [email protected]

    © 2025 Next Mag.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.