O hábito de leitura entre os brasileiros está em declínio. Segundo a mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), o país perdeu quase 7 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Dado preocupante para a literatura e a educação, segundo especialistas. Na contramão desse cenário, algumas ações têm incentivado a leitura e a escrita.
Um exemplo dessa mobilização pela literatura é o projeto que resultou no livro ‘Murilo Rubião na Escrita Jovem – contos’, uma antologia que será lançada no dia 6 de dezembro, em Belo Horizonte. A obra, que celebra o legado de Murilo Rubião, ícone do realismo fantástico, reúne 50 contos de jovens talentos da literatura mineira, selecionados por meio de um concurso literário promovido pela Literíssima Editora.
O projeto – que envolveu estudantes de escolas públicas e privadas –, teve como objetivo incentivar a criatividade e dar voz às novas gerações. “Esse projeto não apenas incentivou a criatividade, mas também deu voz às novas gerações, mostrando que a literatura pode ser uma poderosa ferramenta de expressão e transformação. Além disso, foi uma maneira de manter o legado de Murilo Rubião vivo no imaginário literário, ao mesmo tempo em que revelamos novos talentos e fortalecemos a conexão dos jovens com a leitura e a escrita”, afirma a jornalista Leida Reis, idealizadora do projeto e proprietária da Literíssima Editora.
Além da publicação da obra, o concurso proporcionou aos vencedores uma experiência enriquecedora, de acordo com Leida. Os jovens escritores participaram de oficinas de escrita criativa conduzidas por Sílvia Rubião, sobrinha do autor homenageado, pela escritora Rafaela Polanczyk e pela professora Simone Guimarães. “Os encontros, realizados nos Centros Culturais de Venda Nova e Lindeia/Regina, foram uma oportunidade para os jovens aprimorarem suas técnicas narrativas e se conectarem com o universo literário de Rubião”, explica.
O lançamento do livro será no dia 6 de dezembro, das 17h30 às 20h30, no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte. O evento é aberto ao público. A ocasião promete não apenas apresentar as novas vozes da literatura mineira, mas também promover uma reflexão sobre a importância de resgatar o hábito da leitura em tempos de declínio no número de leitores.
“Em um contexto de desafios para a cultura e a educação no país, projetos como esse não apenas preservam o legado de autores consagrados como Murilo Rubião, mas também criam oportunidades para que jovens se tornem protagonistas da literatura, reafirmando o poder transformador das palavras”, finaliza Leida.
O projeto ‘Antologia – Murilo Rubião – Escrita Jovem Contos’, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, contou com o patrocínio da Unimed Federação Minas e Unimed Aeromédica.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
IVANA ALVES DE ANDRADE
i.andradeassesssoria@gmail.com