São Paulo, outubro de 2023 – Mesmo com a queda brusca registrada pelo e-commerce mundial em 2022, que no Brasil resultou em retração de 23% no faturamento das empresas que concentram suas vendas pela internet (fonte: Nielsen EQ Ebit), a Verdi Natural, empresa focada em cosméticos naturais para a primeira infância e adolescência, fechou o ano passado com o maior faturamento desde a sua fundação: R$ R$ 2,2 milhões em vendas, um crescimento de mais de 165% em relação a 2021. E para 2023, a empresa tem planos igualmente otimistas: dobrar o faturamento, atingindo R$ 5 milhões em vendas on-line, o que representa um avanço de 150%.
Para cumprir o objetivo que representa mais um salto em sua escala comercial, a empresa com sede em Brusque (SC) tem apostado em quatro frentes, segundo detalham as fundadoras e diretoras da Verdi, Aline Becker e Estefânia Furtado: diversificação de portifólio; gestão de relacionamento da sua comunidade de marca através das redes sociais; forte investimento nas campanhas de marketing digital; e capilarização do alcance dos seus produtos em âmbito nacional, por meio de avanço na abertura de lojistas em todo Brasil, para vendas em lojas físicas ou venda online em grandes plataformas de marketplace, como Magazine Luiza, Casas Bahia e Mercadolivre.
“Com base nesse planejamento estratégico temos obtido crescimento médio mensal próximo dos 15% nas vendas, expandindo nosso alcance para além das regiões Sul e Sudeste, que se consolidaram como base do nosso mercado nos últimos três anos”, conta Estefânia Furtado.
Segundo a empreendedora, a expansão da oferta de seus produtos para além do próprio e-commerce da empresa (verdinatural.com.br) visa a aproveitar as principais datas comerciais do último trimestre do ano para ganhar escala e chegar às metas estabelecidas, sobretudo com o período da Black Friday e Natal.
Black Friday Robusta
A projeção de um pico significativo nas vendas da Verdi durante o mês de novembro, quando ocorrem as campanhas de Black Friday, está em consonância com as expectativas do mercado.
Um levantamento feito pela Olist, consultoria especializada em gestão de vendas em marketplaces, dá conta de que 68% dos empresários entrevistados esperam faturar mais neste ano. Do outro lado, estudos também vêm mostrando aumento no otimismo dos consumidores, sobretudo das classes A e B. Dados da pesquisa Panorama do Consumo 2º Semestre 2023 (Globo/PiniOn) mostram que 60% deste público afirma que irá aproveitar as promoções da Black Friday.
Aposta e marketing de conteúdo
Para crescer dentro da sua faixa de mercado, que representa cerca de 20% do total de buscas via internet, a Verdi também tem aplicado até 13% de suas receitas mensais em anúncios on-line focados em seu público-alvo, composto majoritariamente por mães que preferem realizar os cuidados com seus filhos pequenos. “Também temos investido, e com bons retornos, no remarketing, para nos aproximar das mães que entram em nosso site e não finalizam a compra”, detalha Aline Becker.
O esforço para se manterem próximas da comunidade de mães que acompanha e consome os produtos da marca, e que vem ajudando a construir o crescimento da Verdi até aqui, também se intensifica nessa nova fase segundo as empreendedoras. Agora, além de Aline e Estefânia, que são presença constante nas lives e publicações dos perfis da Verdi Natural no Instagram, TikTok e Facebook, a marca também conta com parcerias de nano e microinfluenciadoras, que ajudam a aumentar a comunidade de marca da empresa nas redes sociais, convertendo-se em mais consumidoras.
Como não poderia deixar de ser, o que vai sustentar mesmo a projeção da empresa é a oferta de produtos que atendam as necessidades do mercado. “Nesse sentido essa proximidade com nosso público permite também entender quais são as demandas dessas consumidoras. Quais são as dificuldades no dia a dia de cuidados com as crianças, o que também ajuda a direcionar nossos esforços no que tange o desenvolvimento dos produtos”, salienta Estefânia.
Ela exemplifica essa fala com o lançamento mais recente da marca, uma linha de cosméticos probióticos que tem foco no tratamento auxiliar da Dermatite Atópica, doença que atinge 20% das crianças com até um ano de idade. “Acompanhamos os relatos das mães que precisam tratar a doença, mas que não encontravam opções naturais, fora do rol dos dermocosméticos”, completa.
Com a melhora das perspectivas macroeconômicas que prejudicaram o setor de e-commerce em 2022 a expectativa é de que o volume de vendas online no Brasil cresça 20% por ano até 2025. Para este ano, segundo a oitava edição do relatório Nuvem E-commerce, que ouviu mais de 2000 lojistas no Brasil, a previsão é que o setor movimente mais de R$ 273 bilhões em vendas.
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