Causa da morte de aproximadamente 2 mil pessoas por ano, no Brasil, o engasgo ocorre quando um objeto ou mesmo uma partícula obstrui o canal da respiração, impedindo a passagem do ar. O corpo como mecanismo de defesa apresenta o reflexo da tosse. Ele pode ser fatal quando a tosse não é suficientemente forte para desobstruir a via aérea.
A sufocação ou obstrução das vias aéreas é a primeira causa de morte acidental de bebês até um ano de idade, segundo o Ministério da Saúde. “Acidentes ocorrem por diversas causas, por isso é sempre mandatório, principalmente nos bebês que já se locomovem e que já estão na alimentação complementar, serem supervisionados de forma contínua e substancial”, explica a médica e professora da Unic Beira Rio, Karinna Faro.
Atentar à forma de organização do prato da criança, jeito de fatiar algumas frutas e legumes, é superimportante e pode salvar vidas, além de observar a idade da criança e não oferecer alimentos que não sejam compatíveis com a faixa etária, como por exemplo, balas, pirulitos, pipocas e salsichas, entre outros. Outra medida fundamental é observar o ambiente doméstico/escolar, como brinquedos com peças pequenas pelo chão da casa, como o látex de um balão murcho ou mesmo a presença de botões, moedas, adornos infantis, etc. Na hora das refeições, adultos ou crianças devem permanecer sentados e desenvolverem o hábito de mastigar devagar.
Entre as medidas aplicadas em casos de emergência, a médica destaca a manobra de Heimlich, que é uma forma de ajudar o bebê a se desengasgar. “Se o bebê for menor de um ano, recomenda-se virá-lo de bruços apoiado no antebraço do adulto, com a cabeça levemente para baixo e realizar 5 “tapas” firmes entre os ombros. A outra mão do adulto deve estar abrindo a boca do bebê. Em caso de manter a obstrução, vira-se o bebê de barriga para cima, e com dois dedos pressione o tórax entre os mamilos. Se houver tosse ou choro é sinal de que houve a desobstrução”, ensina a especialista.
Em caso de crianças maiores, o adulto deve posicionar-se atrás da criança e, de joelhos, abraçar a criança que deve estar de pé. Com as mãos, será preciso pressionar na altura do início do estomago, forçando para dentro e para cima. É fundamental que um segundo adulto esteja preparado para acionar o serviço de emergência – SAMU – nessas situações.
Dependendo do tempo em que ficou engasgado e do objeto que provocou o engasgo, a professora de medicina alerta que é recomendado procurar um médico para certificar-se de que não houve danos devido ao ocorrido.
Sobre a UNIC
Fundada em 1988, a Universidade de Cuiabá (Unic) foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. A instituição possui nota 5 no Ministério da Educação- MEC e oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado. De portas abertas para a comunidade, presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina, muito conceituado com nota 5 no MEC, oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. Para mais informações, acesse o site.
Camila Crepaldi
camila.crepaldi@cogna.com.br
(11) 99577-9020
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA SOUZA DE AZEVEDO
kmilas@hotmail.com