Na última semana, a MJV Technology & Innovation promoveu o encontro de líderes e profissionais do setor de indústria e varejo no MJV Rethink Retail, que foi realizado na Casa LIDE, em Curitiba. O evento apresentou as principais tendências do segmento com base em insights exclusivos da NRF’24 e contou com painéis sobre IA e experiência phygital.
Na apresentação, João Schmitz, Gerente de Inovação da MJV, falou da importância de entender o comportamento do consumidor através do varejo, considerando que a sociedade está passando por uma transformação, e como o phygital e a IA estão moldando o cenário.
“O Futuro Phygital das lojas mostra que os clientes buscam uma imersão revolucionária na compra e a jornada perfeita surge da combinação do on e do off impulsionada pelas novas tecnologias e sua humanização, assim como a integração omnicanal da rede de mídia varejista. A IA vai mudar do aumento da produtividade à criação de experiências ultra-personalizadas, da previsão de demanda ao controle de estoque, permeando toda a cadeia de valor”, explicou João Schmitz.
No painel sobre IA no Varejo, Carolina Brandão, Gerente de Marketing e Comunicação da New Holland, apontou como a empresa aplica a tecnologia no marketing digital e no setor comercial e revelou que “a grande sacada para o sucesso é como implementar os benefícios da IA no trabalho, pois 60% das empresas estão testando IA e 20% já usam”.
Marielva Andrade Dias, VP de Negócios da Positivo Tecnologia, enfatizou o papel dos líderes no desenvolvimento dos funcionários, apontando que “os colaboradores da Positivo são treinados para entender como a IA opera e como aproveitar a tecnologia. Para isso, há um núcleo de especialistas que ajudam a equipe a implementar e trazer resultados rápidos”.
No segundo painel, que abordou a experiência phygital, Daniel Ferraz Bueno, superintendente da Tacla Shopping, comentou que “cada loja precisa oferecer uma experiência diferente, unindo o omnichannel”. Já Beatriz Dias, Diretora de Treinamento e Eficiência de Franquias do Grupo Boticário, mostrou como a experiência do consumidor começa no digital e termina com o contato humano e com a venda de novos produtos, resultando em uma permanência do cliente por 45 minutos nas lojas físicas do O Boticário.
“A IA diz para o cliente quais famílias olfativas ele tende a gostar. Assim, na loja, as vendedoras borrifam para ver se os clientes gostam e perguntam o que não agradou. Assim, alimentamos a base de dados, considerando até a personalidade das pessoas. Começamos a ser mais assertivos no SKU, tipo de lançamento e promoção. Basicamente, perguntamos o que o cliente gosta e as vendedoras mostram novos caminhos com base nos registros anteriores”, revelou.
O “Report de Tendências da NRF’24”, conteúdo elaborado pela MJV com dados exclusivos obtidos no evento e pesquisas do segmento, já está disponível para download. Em breve, a consultoria disponibilizará em seu site o material com todos os insights obtidos nos painéis do Rethink Retail.