Um dos exames mais importantes para a aquisição e renovação da carteira de motorista é o da visão. Essencial para garantir que o condutor vá enxergar com precisão a via e os obstáculos, o exame pode ser eliminatório ou ainda colocar restrições aos condutores.
Dados recentes da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran e que foram analisados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia – CBO, trazem preocupações quando o assunto é visão e direção. O número de condutores com exigência do uso de óculos aumentou 77% em dez anos. Em 2014, eram 14,4 milhões e, em 2024, esse total já alcança 25,4 milhões de pessoas.
Para a médica oftalmologista Daniella Nazih Danif, os dados são preocupantes e revelam a necessidade de reforçar o cuidado com os olhos. “Quando se trata de um aumento tão expressivo, precisamos procurar entender as causas e reforçar a necessidade de um acompanhamento contínuo com um especialista para evitar o agravamento de doenças que podem atrapalhar atividades diárias, como dirigir”, explica.
Segundo a especialista, algumas causas podem levar ao aumento dos problemas oculares entre motoristas. Entre elas o envelhecimento da população, a adoção de maus hábitos, o aumento de doenças crônicas e a exposição prolongada ao uso de telas. “Um dos problemas mais comuns do uso de tela é a fadiga ocular e o desconforto”, explica a especialista.
A médica faz outro alerta: a concentração excessiva em frente a tela pode levar ao esquecimento de práticas comuns, como piscar por exemplo, o que pode causar a sensação de olho seco e embaçamento, devido ao esforço prolongado de leitura.
Uso e prevenção
Segundo a Associação Brasileira de Internet – Abranet, os brasileiros passam em média 9 horas e 32 minutos por dia diante de telas, navegando na internet, predominantemente em dispositivos móveis. Em todo mundo, o país fica atrás somente da África do Sul quando o assunto é consumo de telas diariamente. Para um hábito que está cada vez mais comum na rotina dos brasileiros, a orientação dos especialistas é uma só: prudência.
Na Oftalmologia Felício Rocho, os pacientes são avaliados e recebem orientação sobre boas práticas no uso de telas e nos cuidados com a saúde ocular. Entre elas, descanso de 20 segundos a cada vinte minutos de exposição, ajuste da iluminação para gerar conforto, ajuste da tela na altura dos olhos, uso de lente especial para exposição prolongada e uso do tempo livre para descanso total das telas.
Informações para a imprensa:
Hipertexto Comunicação Empresarial
Natália Oliveira – 31- 99066-7838
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUELLEN DE OLIVEIRA SILVA
hipertexto45@gmail.com