Setembro é marcado pelo movimento Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio que busca conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da saúde mental. No ambiente corporativo, a discussão se torna ainda mais relevante, dado o impacto que o trabalho pode ter na saúde psicológica dos colaboradores. Especialistas destacam que, mais do que promover ações pontuais, é essencial que as empresas criem uma cultura de acolhimento e suporte contínuo.
Um levantamento do Ministério da Previdência Social mostrou que, em 2023, o INSS concedeu 288.865 benefícios por incapacidade devido à disfunção da atividade cerebral e comportamental. O número é 38% maior do que em 2022 (209.124). “A situação dentro do ambiente de trabalho pode ser um fator determinante para a saúde mental dos colaboradores. Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas e promovam discussões abertas sobre o tema”, afirma Ricardo Mattos, CEO da Vetor Editora, empresa referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas, parte da Giunti Psychometrics e presente há mais de 57 anos no mercado.
Para muitas pessoas, o trabalho ocupa grande parte do dia e é um espaço onde passam boa parte de suas vidas. Diante disso, Ricardo recomenda que as empresas invistam em programas de apoio emocional, como rodas de conversa, palestras e treinamentos de liderança para identificar sinais de sofrimento entre os colaboradores. “Além de criar um ambiente mais acolhedor, essas práticas podem ajudar na detecção precoce de problemas e na oferta de suporte adequado”, explica.
Lorrayne Aquino, psicóloga clínica e fundadora da plataforma de cursos Psicologus, recém-adquirida pela Vetor Editora, destaca que políticas de saúde mental devem fazer parte do planejamento estratégico das empresas. “Não se trata apenas de promover uma palestra durante o Setembro Amarelo, mas sim de ter uma abordagem contínua. Oferecer benefícios como atendimento psicológico, flexibilização de horários e fomentar uma cultura que prioriza o bem-estar pode fazer toda a diferença”, comenta.
Para o CEO da Vetor Editora, a transparência e a comunicação são essenciais para desmistificar o tema. “Uma das maiores barreiras para a efetividade das ações de saúde mental nas empresas ainda é o estigma. Muitas vezes, colaboradores relutam em buscar ajuda por medo de julgamento ou de repercussões em suas carreiras. É preciso normalizar a conversa sobre saúde mental e reforçar que buscar ajuda não é sinal de fraqueza, mas um passo importante para o autocuidado”, conclui.
Em um momento em que o bem-estar mental se torna cada vez mais importante, o Setembro Amarelo surge como um lembrete de que a prevenção e o cuidado com a saúde mental devem ser práticas constantes no ambiente corporativo. As empresas têm o poder de transformar o ambiente de trabalho em um espaço de apoio e acolhimento, e ações como essas são passos essenciais para criar uma cultura que valorize a vida.
Sobre a Vetor Editora:
A Vetor Editora é referência em materiais e tecnologia para avaliação psicológica e manutenção da saúde mental nas empresas. Criada há 57 anos para contribuir com o exercício da psicologia em diversas áreas, desenvolve e oferece cerca de 100 instrumentos psicológicos que podem ser aplicados e corrigidos por meio da sua plataforma, a VOL Vetor Online. Com sua linha de negócios, a Vetor Serviços, presta serviços de contratação, consultoria e treinamentos na área de Recursos Humanos, auxiliando companhias a avançarem nos cuidados com o bem-estar emocional dos profissionais. Recentemente entrou para o grupo Giunti Psychometrics, líder em psicometria científica. Conta com mais de 40 mil clientes, entre eles MRS Logística, Sodexo, Gerdau, etc. Além disso, a editora foi reconhecida com o selo Great Place to Work (Outubro/2023 – Outubro/2024), uma certificação que avalia a opinião dos colaboradores acerca da cultura organizacional, liderança, comunicação, benefícios, respeito, credibilidade, entre outros.
Sobre a Giunti Psychometrics:
Fundada em Florença em 1950, a Giunti Psychometrics (https://www.giuntipsy.com) é um grupo líder no âmbito da psicometria e da psicologia científica. Hoje conta com 350 pessoas distribuídas por 25 empresas em 15 países da Europa, Ásia, África, Oriente Médio e América Latina. Sempre com sólida base científica, adapta e desenvolve testes e instrumentos psicométricos, treinamento profissional para psicólogos e ajuda grandes empresas multinacionais no desenvolvimento e formação do seu capital humano. Os testes psicométricos são utilizados no âmbito da saúde, escolar, militar, da orientação profissional, e por organizações públicas e privadas. Alguns conceitos teóricos pesquisados e desenvolvidos nos laboratórios internos de pesquisa da Giunti Psychometrics que se traduziram em produtos inovadores de grande sucesso são a anti-fragilidade, a agilidade digital e a medição psicométrica em ambientes de realidade virtual.
Informações para a imprensa | PinePR
Bianca Aguiar – bianca.carolina@pinepr.com
Gabriela Andrade – gabriela.andrade@pinepr.com
Emeline Domingues – emeline.domingues@pinepr.com
Mariah Freitas – mariah.freitas@pinepr.com
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA BRAZ DE ANDRADE
gabriela.andrade@pinepr.com