Com a proximidade de um novo ano, é comum a reflexão sobre resultados alcançados e qual a expectativa para os próximos doze meses. Em instituições de saúde, por exemplo, é o momento em que a alta gestão deve se dedicar para revisar os próximos passos. Dentro deste contexto, a tecnologia e o bem-estar para pacientes e colaboradores despontam como os assuntos de maior destaque para o ano que virá.
De acordo com a Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com a PwC, o Índice de Transformação Digital do Brasil (ITDBr) médio em 2024 ficou em 3,7, representando 0,4% a mais em relação aos 3,3% conquistados em 2023.
Desde a análise de resultados a entender como foi a experiência do paciente e o que pode ser feito para melhorar, até as tendências de mercado, o investimento em transformação digital aparece como o caminho para evolução do setor.
“Para garantir eficiência e longevidade à instituição de saúde, é preciso que a gestão se utilize dos diversos tipos de tecnologias disponíveis no mercado. Além da Inteligência Artificial (IA), que chegou para somar ao diagnóstico clínico, ferramentas de automatização são o caminho para se fazer mais com menos, gerando mais economia e redirecionamento de atividades. Outro fator de bastante relevância é atentar-se ao que os dados sinalizam e, assim, tomar decisões assertivas”, explica Sócrates Cordeiro, CEO da CeosGO, empresa com a missão em transformar a gestão das empresas através de softwares que simplificam fluxos e a administração.
Felizmente, o diferencial de se ter a tecnologia nesses ambientes já está no radar dos responsáveis pelas tomadas de decisão. É tanto que, de acordo com a Allied Market Research, espera-se um crescimento de investimento anual de quase 42% em IAs e nas ferramentas de Internet das Coisas (IoT). “É importante que a tecnologia passe a ser vista como investimento e não como aumento de custos”, sinaliza Cordeiro.
Somado a inserção dessas ferramentas em todos os ambientes hospitalares é necessário à liderança uma gestão voltada ao bem-estar dos profissionais, seja com boas condições de trabalho e/ou com a disponibilidade de um ambiente acolhedor; atenção às práticas de ESG; entre outros.
Dessa forma, levando-se em consideração as principais tendências de gestão para 2025 e as transformações originadas, é possível às instituições de saúde elevar o padrão de atendimento ao paciente assim como gerar ainda mais satisfação aos profissionais da área que atuam diariamente nesses ambientes.
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JULIANA MARIA HENRIQUE REGIS
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