A plataforma digital Minha Biblioteca (www.minhabiblioteca.com.br) está completando 18 anos no Brasil. Trata-se de um dos projetos mais amplos de acesso a conteúdos editoriais do Brasil, criado e dirigido pela ADBR-Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, uma entidade sem fins lucrativos montada em 1992 por um grupo de autores que procuravam se defender da pirataria editorial – Jorge Amado estava entre eles e assinou a ata de abertura da associação.
O projeto nasceu com o nome de Pasta do Professor e considerava a necessidade de alunos, pesquisadores, professores, e qualquer pessoa, de ter acesso aos conteúdos fracionados de livros.
O projeto foi estruturado por editoras associadas da ADBR e nasceu como um canal de vendas que oferece – de forma legal e a um preço justo – conteúdos parciais de livros recentemente lançados no mercado brasileiro. Assim, alunos, pesquisadores, professores, e qualquer pessoa que tenha interesse apenas em determinados trechos de livros, podem solicitar quaisquer conteúdos parciais de obras literárias a qualquer tempo no site.
As instituições de ensino superior no Brasil ganharam com esse projeto uma opção inovadora, completa, prática, e com preço justo, para oferecer milhares de conteúdos de livros científicos, técnicos, e profissionais – para os seus alunos, que ganharam acesso rápido e fácil a milhares de títulos acadêmicos entre as principais publicações de diversas áreas de especialização.
Para o advogado e executivo da associação, Dalton Morato, projetos como esse são fundamentais em tempos digitais. “No passado tínhamos uma luta contra a cópia impressa, que já era uma situação gravíssima, hoje com a atmosfera digital que vivemos criou-se a impressão de que autores e obras estão à disposição sem qualquer compromisso”. Comenta ele ressaltando com que com essas iniciativas a associação procura defender seus autores e ao mesmo proporcionar um acesso fácil às suas obras.
Uma das associadas da ADBR que promove uma campanha constante contra a pirataria e o desrespeito com obras e autores é a Cambridge University Press no Brasil. A marca está no Brasil há 35 anos e representa a Cambridge University inglesa, a mais antiga editora de livros para o ensino da língua inglesa no mundo. O seu CEO no Brasil, João Madureira tem feito campanhas constantes para que o direito autoral seja respeitado em todo o território nacional.
A ABDR é uma associada daq IFRRO-International Federation of Reproduction Rights Organisations, uma organização mundial que compartilha experiências e defende a remuneração devida de autores sobre obras físicas e digitais.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
ABDR / CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS BRASIL:
Fran Press Comunicação Corporativa (11) 9.9991-9246
Frank Rogério
Diretor de Planejamento e Estratégia de Comunicação
frank@franpress.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FRANK ROGERIO DA FONSECA MARTINS
frank@franpress.com.br