No Dia Mundial da Saúde(07/04), é importante voltar nossa atenção para partes da nossa saúde que negligenciamos no dia a dia, como a saúde auditiva por exemplo. Os ruídos tem se tornado cada vez mais frequentes e mesmo que não sejam tão estrondosos causam pequenos danos, que conforme o tempo se acumulam sem nem percebermos, afetando primeiramente a sensibilidade mais fina e crescendo gradativamente.
Isso pode afetar pessoas de todas as idades, reduzindo sua compreensão, comunicação, qualidade de vida, saúde mental e a capacidade de participação plena na sociedade. As causas podem variar, como diz o otorrinolaringologista Dr Fábio Martinelli, incluindo fatores genéticos, exposição a ruídos altos, infecções, envelhecimento e uso de certos medicamentos.
Porém prevenir e remediar a perda auditiva é possível, e além de possível é muito importante. Evitar a exposição a sons muito altos, como ouvir músicas altas demais, utilizar aparelhos de segurança auditiva no trabalho e o cuidado ao utilizar fones de ouvido são algumas boas dicas. Outro bom hábito são os check-ups auditivos regulares, pois como dito anteriormente a perda gradual raramente é percebida.
“E para aqueles que já estão com a audição danificada não é o fim do mundo, a tecnologia moderna oferece soluções tão boas que nem parece que você está utilizando um aparelho auditivo além da presença de implantes cocleares e outras intervenções. O principal é um diagnóstico precoce; quanto mais cedo a perda auditiva for identificada e tratada, melhores serão os resultados e a adaptação ao tratamento”, diz Iva Lanzarini representante da Fonocenter.
Além de tudo isso, é vital promover ambientes inclusivos para pessoas com perda auditiva, garantindo acessibilidade na educação, trabalho e atividades sociais, contando com a presença de legendas, sistemas de loop de indução e outras tecnologias de assistência que podem facilitar a participação e dando até um ânimo para essas pessoas participarem destas atividades.
No Dia Mundial da Saúde, temos que nos comprometer a não apenas a cuidar de nossa própria saúde, mas também ajudar na conscientização de problemas de saúde apoiando outros em nossa comunidade. Esta ação coletiva pode ajudar a prevenir a perda auditiva e promover um mundo mais inclusivo para todos, independentemente de suas capacidades.
Serviço: Doutor Fábio Martinelli
Otorrinolaringologista do Instituto Martinelli
CRM-PR 23167
Brasilnstituto Martinelli e Brasil
41- 3040-0011
Rua da Paz 195 sala 316/317 Alto da XV.
Serviço: Fonocenter Batel Aparelhos Auditivos LTDA
Iva Lanzarini Fonoaudióloga
(41) 3078-3500
@fonocentercwb
contato@fonocentercuritiba.com.br
www.fonocentercuritiba.com.br
Rua Dep. Antônio Baby, 72 – Batel Curitiba, PR – 80240-370