Aliança pela Mobilidade Sustentável celebra dois anos com chegada de motos elétricas, novas metas e parcerias
Iniciativa já investiu mais de R$ 245 milhões para os avanços no ecossistema da mobilidade eletrificada no Brasil;
Coalizão conta com três novos membros: a 99Moto, iFood e Osten
99 conta com mais de 4 mil veículos eletrificados na plataforma e visa chegar a 8 mil veículos até o final de 2024 – e 20 mil até fim de 2025;
Companhia define como objetivo alcançar 2 mil motos elétricas na plataforma até o fim de 2024 e 10 mil até 2025;
– membros da Aliança pela Mobilidade Sustentável
São Paulo, 29 de maio de 2024 – Liderada pela 99, a Aliança pela Mobilidade Sustentável celebra os dois anos do grupo criado para impulsionar a eletrificação de veículos e a infraestrutura de recarga no Brasil para uma mobilidade urbana mais sustentável, verde e inteligente, tendo o transporte por aplicativo como vetor. Além da apresentação do balanço das ações realizadas desde 2022 e as novas metas para 2025, o encontro selou a entrada da 99Moto, iFood e Osten, ampliando para 19 o número de empresas no movimento, que inclui os setores de recarga, infraestrutura, montadoras, bancos, locação de veículos e transporte por aplicativo. Além disso, a Aliança anunciou a chegada de motos elétricas à iniciativa.
Com investimento de mais de R$245 milhões, a Aliança realizou iniciativas que facilitaram o acesso a carros híbridos e elétricos pelos motoristas parceiros cadastrados na plataforma da 99 e a ampliação da infraestrutura de recarga, tendo a cidade de São Paulo como pólo piloto. Até agora, a Aliança contabiliza mais de 3 milhões de viagens realizadas pela plataforma da 99 em carros eletrificados, proporcionando uma experiência sustentável para mais de 4,5 milhões de passageiros, nos mais de 20 milhões de quilômetros percorridos em dois anos.
Além do anúncio de novos parceiros, durante o evento, realizado no icônico Farol Santander, a Aliança comemorou o início da cooperação estratégica com a AYA Earth Partners. A empresa é um ecossistema colaborativo e global baseado no Brasil, que reúne uma rede ampla de empresas, pessoas, tecnologias e ações, e que atuará junto à Aliança e seus membros para contribuir para o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono no Brasil.
Pioneirismo em duas rodas
Vanguardista quando o assunto é inovação em mobilidade urbana eletrificada, a partir deste ano a 99 passa a investir em motocicletas elétricas. A empresa, que é líder nacional em cobertura sobre duas e quatro rodas no Brasil, anuncia a chegada da 99Moto e do iFood à Aliança pela Mobilidade Sustentável.
Em parceria com a Vammo e a Riba, empresas especializadas em scooters elétricas nas versões próprias para transporte de carga ou passageiros, a 99 realizou testes com motos elétricas na cidade de São Bernardo, envolvendo 10 motociclistas parceiros da plataforma. No piloto, foi constatado que a substituição de uma moto a combustão por uma elétrica resulta em uma redução significativa dos custos operacionais. Por exemplo, um motociclista que percorre 5 mil km por mês gasta aproximadamente R$900 em combustível, considerando o preço de R$5,80 por litro (São Paulo). Com a moto elétrica, esse custo se torna fixo, uma vez que as recargas ilimitadas estão inclusas no valor do aluguel da moto, fazendo com que o motociclista tenha uma economia com manutenção e combustível de até 30%.
Outro ponto positivo são os avançados sistemas de telemetria embutidos nas motos, que permitem, por exemplo, a limitação da velocidade máxima para 90 km por hora, garantindo mais segurança para motociclistas parceiros, passageiros e para todo o ecossistema de trânsito das cidades. Por serem modelos scooters, com assentos mais amplos e baixos, os passageiros também desfrutam de maior conforto durante as corridas.
“A colaboração com a 99Moto e iFood reforçam nosso papel de liderança e inovação em sustentabilidade no setor de transporte por aplicativo, demonstrando o compromisso contínuo da 99 com a construção de um futuro mais verde e eficiente para as cidades brasileiras. Estamos redefinindo o transporte brasileiro, unindo segurança, conforto e oportunidade de mais ganhos aos motociclistas parceiros. Dos testes bem-sucedidos em São Bernardo aos avançados sistemas de telemetria, cada quilômetro percorrido com as motos elétricas é um passo rumo a um futuro mais limpo e seguro para todos”, comenta Thiago Hipolito, diretor sênior de Inovação na 99.
Uma moto a combustão que percorre cerca de 5 mil km por mês gera aproximadamente 5 mil kg de CO2 por ano. A migração de veículos a combustão para elétricos elimina completamente essa emissão de carbono, melhorando a qualidade do ar nas cidades. Outro benefício da eletrificação é a redução da poluição sonora. O modal elétrico não produz os tradicionais ruídos do motor, como roncos e estouros, sendo extremamente silencioso e agradável para o tráfego urbano.
“Estamos entusiasmados em anunciar a chegada da 99Moto na Aliança. Atualmente, já somos líderes em cobertura nacional em duas rodas no Brasil. Somando as forças ao iFood, um dos maiores aplicativos de entrega do país, damos mais um passo significativo na nossa jornada de liderar a mobilidade urbana eletrificada no Brasil. Ao unir forças com empresas especializadas em scooters elétricas, estamos promovendo uma revolução na forma como nos deslocamos nas cidades. Os testes realizados em São Bernardo do Campo já demonstraram benefícios claros: uma redução significativa nos custos operacionais para os motociclistas parceiros, gerando oportunidade de mais ganhos, e uma melhoria substancial na qualidade do ar urbano. Estamos mais do que nunca comprometidos em construir um futuro mais sustentável e eficiente para nossas cidades”, celebra Luis Gamper, diretor de Duas Rodas na 99.
A entrada do iFood na Aliança pela Mobilidade Sustentável é um marco significativo na jornada em direção a um deslocamento urbano ambientalmente mais consciente no país. Como empresa que tem no delivery um dos seus principais focos de atuação, o iFood conta hoje com mais de 850 motos elétricas e mais de 3.500 bicicletas elétricas em sua operação. Ao unir forças com a Aliança, a companhia traz seu espírito inovador, expertise em logística e tecnologia, além de um alcance substancial para essa importante causa, contribuindo para inspirar outros stakeholders e consolidar um ecossistema de mobilidade mais sustentável e eficiente.
“No iFood, reconhecemos a urgência de enfrentar os desafios ambientais, principalmente em um momento crucial no combate às mudanças climáticas. Nossa parceria com a Aliança pela Mobilidade Sustentável reforça a nossa abordagem proativa em relação à sustentabilidade e é um movimento alinhado à nossa visão de estar na vanguarda da mudança positiva. Acredito que apenas através do esforço coletivo conseguiremos construir um ecossistema de eletromobilidade que possa gerar impacto positivo para nosso país”, comenta André Borges, diretor de Sustentabilidade do iFood.
Novas metas para quatro e duas rodas
A 99 iniciou projetos de co-criação com empresas fabricantes de motos elétricas no Brasil para aprofundar os conhecimentos e experiência do modal, antes de mirar na escalada exponencial. Além disso, a companhia tem apoiado parceiros estratégicos em negociações regulatórias para a categoria, buscando benefícios fiscais para elétricos ultra-leves.
Como resultado, a 99 define como objetivo alcançar 2 mil motos elétricas na plataforma até o fim deste ano, incentivando o lançamento de um modelo de veículo desenhado especialmente para o cenário de transporte de passageiros no Brasil. Para 2025, a companhia visa ampliar esse número para para 10 mil motos elétricas, além de contar com redes de trocas de baterias em cinco cidades brasileiras.
“O caminho para um futuro verde e com cidades inteligentes é construído sobre metas claras e ações determinadas, ao lado de parceiros estratégicos engajados. Fomos pioneiros em criar a Aliança pela Mobilidade Sustentável no mercado elétrico em quatro rodas e, com estes resultados nos últimos dois anos, juntamente com o crescimento da 99Moto, foi possível desenhar essas metas neste novo segmento. Nós, da 99, ao lado dos demais membros da Aliança, seguimos na vanguarda, liderando ações tangíveis que moldam o amanhã que desejamos. Este é o futuro que estamos construindo juntos – um futuro de mobilidade inteligente, responsável e verdadeiramente transformador”, reforça Hipolito.
Com o avanço impulsionado pelas ações e parcerias dos membros da Aliança, o segmento de quatro rodas teve suas metas revistas e segue com grandes objetivos para 2025. As primeiras metas estabelecidas para a Aliança eram: alcançar 10 mil veículos eletrificados no app da 99, no próximo ano; elevar em 10% as vendas dos carros leves no mercado nacional e ter 10 mil pontos de recarga públicos em todo o Brasil.
Com a revisão, a 99 prevê chegar aos 8 mil carros eletrificados na plataforma ainda em 2024. Já para 2025, a companhia eleva o objetivo e trabalha para alcançar 20 mil modelos elétricos e híbridos cadastrados no aplicativo. Com essa perspectiva, a companhia se compromete a ampliar para 15% a participação de veículos eletrificados na indústria de carros leves novos, aumentando 5 pontos percentuais em relação ao número inicial (10%). Além disso, o modelo de sucesso na capital paulistana começará a ser replicado nas principais cidades brasileiras.
Acelerando o Futuro: parcerias que impulsionam a mobilidade sustentável
Atualmente, a 99 conta com mais de 4 mil veículos eletrificados registrados no aplicativo. Montante que foi possível por meio da criação de um novo modelo de negócio em parceria com locadoras que oferecem estes veículos aos motoristas parceiros. Como novidade, a Osten Group, um dos grupos automotivos mais proeminentes no segmento de veículos premium, chega como membro da Aliança anunciando a locação de 200 unidades do BYD Dolphin para os motoristas parceiros da 99 em São Paulo e na região metropolitana.
“A Osten Group está comprometida em impulsionar a mobilidade sustentável e acredita que o transporte por aplicativos realizado por veículos elétricos têm um papel relevante nas iniciativas de descarbonização”, afirma Jorge Yamaniski Neto, Diretor Geral da Osten Group. “Além disso, a oferta de condições diferenciadas para que os motoristas de aplicativo migrem para veículos elétricos, cujo custo de operação é reconhecidamente menor, permite aumentar a renda desses profissionais, gerando um valor social.”
O valor total do investimento realizado pela Osten Group nessa operação é de mais de R$ 1,5 milhão. Para chegar a um desconto bastante expressivo no valor da locação, a empresa contou com o apoio de suas unidades de negócios. A Osten Group está repassando dois terços do percentual da comissão de vendas como desconto para a aquisição dos veículos e serviço de Pós-Vendas sem custo. Já a Osten GO está concedendo o desconto que é praticado em contratos de locação de longa duração e não está repassando o custo de infraestrutura e de pessoal envolvido na operação.
Indo além das barreiras do aluguel, a Aliança também inovou na venda desses veículos. O Santander e a BYD geraram ofertas diferenciadas para a aquisição do Dolphin e Dolphin Mini, com condições especiais para os motoristas parceiros da 99. “O desenvolvimento da mobilidade sustentável no Brasil exige financiamento em escala compatível. Para isso, precisamos olhar o ecossistema como um todo. Além de integrar a Aliança, o Santander busca parcerias para atingir outros segmentos, como os de estruturas de recarga e de empresas que trabalham com frotas de veículos. Também estudamos soluções financeiras que facilitem o acesso a crédito para os potenciais compradores, entre outras iniciativas”, afirma Leonardo Fleck, Líder Sênior de Inovação Sustentável do Santander Brasil.
A BYD Brasil atuou no processo auxiliando na estruturação do modelo de negócios e oferecendo desconto diferenciado para aquisição dos carros. “A BYD busca incentivar cada vez mais a adoção de veículos elétricos entre os motoristas de aplicativo e está comprometida em ajudar a expandir as diversas iniciativas da Aliança para facilitar o acesso aos nossos veículos”, afirma Tyler Li, presidente da BYD.
Revolução Elétrica: A era dos eletropostos
Com a ampliação do número de carros eletrificados nas ruas, outro setor em desenvolvimento é o de recarga. Segundo levantamento de empresas do Grupo de Infraestrutura da Associação Brasileira dos Veículos Elétricos (ABVE), existem mais de 7.500 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil.
Em 2022, no início da Aliança, foi criado o primeiro eletroposto do Brasil, em São Paulo, em conjunto com a Easy Volt. Ao longo de 2023, a região da Avenida Paulista contou ainda com o ponto de recarga do Trianon idealizado com a Zletric, trazendo um novo conceito em comodidade durante a recarga. Ainda no ano passado, a Raízen Power inaugurou pontos de recargas em diferentes endereços dos postos Shell na capital paulista.
Em relação à infraestrutura, a Aliança também conta com outras empresas, como a Tupi Mobilidade. “A Tupi é o ingrediente secreto por trás do recente sucesso da mobilidade elétrica brasileira. Com mais de 50 mil usuários em nossas plataformas de um universo de 110 mil veículos eletrificados pelas ruas do país, somos o tempero que transforma o comum em extraordinário, oferecendo soluções tecnológicas para facilitar a jornada dos usuários de veículos eletrificados. Com nossa parceria na Aliança pela Mobilidade Sustentável, estamos misturando os melhores ingredientes, onde cada quilômetro percorrido é um gostinho de um futuro sustentável”, destaca Davi Bertoncello, CEO da Tupi Mobilidade.
A Aliança começou os avanços com dois pontos de carregamento da Easy Volt, localizados nos bairros de Anália Franco e Mooca, com um total de oito plugs de carga rápida. Atualmente, são mais de 230 pontos de carregamento da Raízen Power, dois pontos de carregamento Zletric e um ponto de carregamento da Carrega Fácil à disposição dos motoristas, além de outros 79 plugs de carregamento rápido.
“Estamos felizes em ver o crescimento da Aliança nos últimos dois anos e orgulhosos de fazer parte, desde o início, deste movimento tão importante para o ecossistema de mobilidade urbana no Brasil. Nosso objetivo é democratizar o acesso à energia renovável e fortalecer parcerias que impulsionam a infraestrutura de carregamento nacional a novos patamares”, comenta Ana Kira, gerente de Estratégia para Mobilidade Elétrica da Raízen Power. Até o momento, a empresa já implementou 67 estações Shell Recharge de recarga rápida e ultrarrápida em pontos estratégicos de cidades e rodovias, além de 164 carregadores de conveniência em destinos como shoppings, supermercados e academias. “O foco da marca é expandir o portfólio de soluções e oferecer a melhor experiência de recarga possível para os seus clientes considerando os momentos da sua jornada. Queremos implementar mil carregadores no País, até o final deste ano-safra, sendo 100 de corrente contínua (DC) e 900 em corrente alternada (AC)”.
“Estamos entusiasmados em poder fazer parte desta revolução no ecossistema da mobilidade urbana junto da Aliança. Nossa tecnologia avançada de monitoramento e telemetria é um componente crucial para garantir a segurança e eficiência dos veículos elétricos em operação. Acreditamos que a parceria com a 99 e a Aliança nos permite contribuir diretamente para um futuro mais verde, reduzindo emissões e promovendo uma mobilidade mais inteligente e sustentável para todos”, destaca Paulo Henrique ‘PH’ Andrade, CEO do IturanMob. “Iniciativas como as realizadas pela 99, estimulando adoção dos veículos eletrificados entre os condutores parceiros, contribuem tanto para aumentar o número de carros desta modalidade no cenário nacional quanto para elevar a participação das vendas desses modelos no mercado de veículos leves. Tanto que a velocidade da inclusão de eletrificados no nosso aplicativo é três vezes maior do que no mercado em geral”, observa.
Os investimentos aplicados em tecnologias limpas e infraestrutura aprimorada contribuem para a melhoria da qualidade do ar, diminuindo a poluição atmosférica e sonora nas cidades. Em dois anos de iniciativa, os carros elétricos cadastrados na 99 evitaram a emissão de mais de 1.700 toneladas de CO2. Seriam necessárias 14 mil árvores, ao longo de 30 a 40 anos, para retirar essa quantidade de carbono.
Sobre 99
A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.
Sobre Raízen Power
Raízen Power é a marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen – referência global em biocombustíveis e bioenergia. Uma das maiores comercializadoras de energia do Brasil em volume, a Raízen Power possui mais de 70 mil clientes conectados no seu amplo portfólio de soluções integradas e customizadas para diversos perfis de clientes, que vão desde pessoas físicas até grandes empresas.
A marca opera plantas de geração de energia centralizada e distribuída por meio de fontes renováveis como a solar, biomassa proveniente do bagaço da cana-de-açúcar, pequenas centrais hidrelétricas e biogás de aterros urbanos. Oferece serviços de Geração Distribuída (GD) em diversos estados do território nacional, migração e gestão para o Mercado Livre de Energia, comercialização de energia elétrica, certificados de energia renovável (I-RECs) e soluções de recarga para veículos elétricos por meio do programa Shell Recharge.
Além disso, firma parcerias e investimentos em startups e energytechs que atuam conjuntamente no seu ecossistema de negócios com o objetivo de avançar cada vez mais na oferta de soluções aos consumidores para democratizar o acesso à energia limpa para todos em toda a sua jornada, tanto em casa, no trabalho ou no seu deslocamento. Na safra 2022/23, a marca negociou 2,2 GW médios de energia, expandiu a sua atuação em GD para mais de 50 sites espalhados pelo Brasil e atingiu um resultado operacional de R$ 1 bilhão de EBITDA.
Sobre IturanMOB
IturanMOB é o braço global de mobilidade e desenvolvimento de novas tecnologias da Ituran que é uma multinacional israelense que atua no Brasil e em outros países, como Israel, Estados Unidos, Argentina, Chile, Colômbia, México e Equador, oferecendo produtos contra roubo e furto de veículos, gestão de frotas com telemetria avançada, tecnologia de compartilhamento veicular e soluções, com foco no mercado de locação e veículos por assinatura. São mais de 3.000 funcionários e mais de 2 milhões de clientes pelo mundo. A empresa já está no Brasil há mais de 23 anos e apresenta resultados significativos, baseados em índices imbatíveis de eficiência. Desde então, cresce continuamente, com mais de 700 mil clientes apenas no Brasil, tendo já recuperado mais de 110 mil veículos, o equivalente a um patrimônio superior a R$ 5 bilhões.
Sobre Santander Brasil
O Santander Brasil (SANB11) iniciou suas atividades no Brasil em 1982 e, entre fusões e aquisições de mais de 70 bancos, criou estruturas competitivas de atacado e varejo. É parte do Grupo Santander, um dos maiores bancos do mundo em valor de mercado, com presença relevante em 10 países-chave da Europa e da América. Única instituição financeira internacional com forte presença no varejo bancário, conta com 51 mil funcionários, cerca de três mil agências e Postos de Atendimento Bancários (PABs), mais de 35 mil terminais de autoatendimento, além de escritórios regionais para atender a 31,5 milhões de clientes ativos. Eleito uma das empresas mais sustentáveis em 2022 pelo Guia Exame Melhores do ESG, o Banco busca promover, cada vez mais, negócios inclusivos e ambientalmente responsáveis. Mais em www.santander.com.br.
Sobre BYD
A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação. Em abril de 2022, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro e, neste ano, atingiu a marca de 2,3 milhões de painéis fotovoltaicos produzidos no país.
Sobre Tupi
A Tupi Mobilidade surgiu com o propósito de simplificar a recarga de veículos elétricos. Como uma empresa de tecnologia, a Tupi está carregando conexões que nos movem rumo a um amanhã mais verde. Ao todo, já são mais de 2800 pontos de recargas listados no app. Desse número, 600 deles utilizam o software da gestão Tupi Conecta, com informações em tempo real e pagamento facilitado dentro do próprio aplicativo. A Tupi está presente no Brasil e em países como Argentina e Paraguai, que juntos somam mais de 30.000 usuários. Para conhecer mais, acesse: tupimob.com
Sobre Osten
Em agosto de 2001, o Grupo Osten iniciou suas operações no mercado automotivo com a abertura da primeira concessionária BMW na Zona Leste da cidade de São Paulo. O nome “Osten” tem origem alemã e significa “leste”, escolha que reflete a localização geográfica da primeira unidade da empresa. Com uma jornada de 22 anos marcada pelo pioneirismo e inovação, o Osten Group consolidou-se como um dos grupos automotivos mais proeminentes no segmento de veículos premium, expandindo sua atuação em diversas áreas. Atualmente, contam com cinco empresas no grupo: Osten Motors, Osten Go, Osten Seguros, Osten Moove e Osten Revo.
Sobre iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.
Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br
Sobre AYA Earth Partners
A AYA Earth Partners, o primeiro e maior ecossistema dedicado a acelerar a economia regenerativa e carbono zero do Brasil, conecta empresas de todos os portes e segmentos, organizações do terceiro setor e especialistas de diversas áreas para compartilhar conteúdos e serviços e impulsionar a transição do país para uma economia de baixo carbono. Liderada pela ex-Secretária do governo do Estado de São Paulo, Patricia Ellen, e pelo empresário Alex Allard, a AYA promove o encontro dos melhores profissionais de cada setor, com foco no desenvolvimento e implementação de soluções integradas e inovadoras para acelerar a capacidade de lideranças empresariais em enfrentar os enormes desafios das mudanças climáticas, transformando custos em investimentos. Com atividades focadas em cinco importantes transições: alimentos e uso dos solos, estrutura financeira verde, economia circular e materiais, energia limpa e renovável e regeneração de florestas e bioeconomia, a AYA pretende contribuir para transformar o Brasil no líder mundial de uma nova economia e a primeira grande nação carbono neutro até 2030 e carbono negativo até 2050. A AYA conta com mais de 130 parceiros comprometidos com a jornada de baixo carbono, incluindo Bradesco, iFood, Deloitte Brasil, Preta Terra, FAS (Fundação Amazônia Sustentável), Gastromotiva, Mattos Filho, Pacto Global e SOS Mata Atlântica. A AYA tem participado ativamente de eventos como Climate Week NYC, COP 28 e o primeiro Fórum Brasileiro de Finanças Sustentáveis, que integra a programação do G20 no Brasil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA OLIVEIRA QUINTANILHA
bruna.quintanilha@maquinacohnwolfe.com