A cultura tem o poder real de aproximar a gente, de nos conectar. Ela inspira, educa, emociona, nos conta histórias de pessoas e do tempo. Entretanto, não pode acontecer sem apoio, incentivo e suporte. É o momento de apostarmos no poder que ela tem para melhorar a sociedade, e é nosso papel, enquanto cidadãos, empresários e especialistas, de criar oportunidades e contribuir para que as ações aconteçam.
A Acadêmicos do Tatuapé é um exemplo de como transformar vidas. Uma das mais antigas escolas de samba de São Paulo, fundada em 1952. Localizada na R. Melo Peixoto, 1513, no bairro do Tatuapé, a quadra social possui um espaço de 1.000 m² e oferece regularmente atividades, projetos, programas e ações para a comunidade, beneficiando cerca de 2.000 pessoas anualmente.
“Desenvolvemos oficinas, workshops, eventos e projetos para o desenvolvimento comunitário e humano, por meio da cultura, esportes, educação e sustentabilidade. Atendemos mulheres, negros, jovens periféricos, portadores de deficiência, egressos do sistema prisional, famílias vítimas da criminalidade em nossos programas. Já impactamos mais de 30 mil pessoas diretamente, incluindo programas de geração de trabalho, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis, entre outros”, explica Erivelto Coelho, diretor de carnaval da agremiação.
As atividades da Acadêmicos do tatuapé tem conexão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com ações, programas e projetos com os objetivos: Erradicação da pobreza; Saúde e bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Trabalho decente e Crescimento Econômico; Redução das desigualdades; Cidades e Comunidades sustentáveis; Ação contra a mudança global do clima; Paz, Justiça e Instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação
“Nossas oficinas permanentes incluem Capacitação em Moda (Adereçagem e Costura), Dança, Culinária, Bateria, Artes Cênicas e Trabalhos Manuais. Também realizamos palestras e atividades regulares para desconstrução do racismo estrutural. Possuímos o Departamento de Diversidade, Equidade e Inclusão em nossa estrutura, além do Núcleo Criativo Audiovisual para desenvolver novos profissionais na cadeia produtiva.” Afirma Eduardo Santos Diretor de Comunicação e Marketing da escola.
A escola de samba Acadêmicos do Tatuapé busca difundir manifestações culturais, reparar danos e promover direitos daqueles que sofrem com a violência e marginalização cultural. Abordam diversas expressões culturais do país e valorizam o patrimônio cultural, artístico, natural, tecnológico e arquitetônico nacional. Os projetos visam fomentar a cadeia produtiva das artes, gerando renda, qualificação, reparando danos e promovendo direitos.
“Nossas diretrizes incluem: Incentivo à Cultura empreendedora; Apoio às minorias; Pesquisa e Desenvolvimento; Desenvolvimento Econômico e Criação de postos de trabalho e geração de emprego” informa Gaby Blume – Diretora de Projetos .
Os projetos são realizados através de leis de incentivo federal, estadual e municipal. Saiba mais sobre os projetos. Email projetos@academicosdotatuape.com.br
O projeto que dará início às atividades deste ano é a escolinha de bateria. A Bateria da Acadêmicos da Tatuapé é liderada pelo Mestre Cupim, Revelação do Carnaval 2024 e detentor de 4 notas máximas no quesito bateria.
“Na nossa escola não é necessário ter experiência anterior e qualquer pessoa acima de 14 anos pode fazer parte do projeto” Especifica Léo Cupim – Mestre de Bateria.
“ Nossa forma de trabalho é baseado no desenvolvimento integral do ser humano possibilitando reconhecimento positivo de sua identidade. Isso o motiva e o impulsiona para outros patamares fora do projeto, eleva a auto estima, desperta o sentimento de que é possível uma vida melhor de forma global” completa.
Para quem quer participar da escolinha de bateria acompanhe nas redes sociais e saiba mais sobre as inscrições. Instagram::Acadêmicos do Tatuapé
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Samantha di Khali Comunica
samantharunin@gmail.com