A partir de outubro, duas adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Anita Garibaldi, em Cerqueira César, terão a oportunidade de desenvolver autoconfiança, autocontrole e habilidades de comunicação por meio de aulas de equoterapia. Essa prática, que envolve o contato com cavalos, visa promover o bem-estar físico e emocional das participantes e será realizada aos fins de semana, no período da manhã.
As jovens foram selecionadas para participar da iniciativa após serem encaminhadas pela psicóloga do centro, que reconheceu a importância da equoterapia no processo de desenvolvimento delas. A equoterapia oferece uma série de benefícios, incluindo a melhoria da coordenação motora, o fortalecimento da autoestima e a redução da ansiedade. Para as adolescentes da Fundação CASA, essa atividade representa uma chance de estabelecer uma conexão significativa com os animais, o que pode ser transformador. Além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, a equoterapia cria um ambiente de aprendizado seguro e acolhedor, fundamental para a reintegração social e o bem-estar das jovens.
“Ao conectar nossas adolescentes com os cavalos, estamos criando um ambiente terapêutico que não só estimula a superação de desafios pessoais, mas também fortalece laços sociais e contribui para um futuro mais positivo. Cada interação com os animais é uma oportunidade de aprendizado e crescimento, capacitando nossas jovens a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias”, ressalta a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.
A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o conselho gestor do CASA Anita Garibaldi e o Centro Equestre Colina, também situado na cidade. A parceria foi formalizada em uma reunião realizada em setembro, com a presença da diretora do CASA, Evelyn Mayara da Silva, do responsável pelo centro de equoterapia, Fabrício Alves, e das equipes pedagógicas e de referência das adolescentes.
Durante o encontro, as jovens tiveram a oportunidade de se apresentar ao diretor do Centro Colina e compartilhar suas expectativas em relação à prática da equoterapia.
Para o coordenador pedagógico do CASA Anita Garibaldi, Renato Perez Gomez, essa parceria representa uma oportunidade significativa para o crescimento pessoal das adolescentes. “A equoterapia não só oferece benefícios físicos, mas também contribui para o fortalecimento emocional. É uma prática que vai ajudar essas meninas a encontrar um equilíbrio”, afirma.
Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, com base no ato infracional e na idade dos adolescentes, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.
Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
imprensa@fundacaocasa.sp.gov.br