Neste mês de novembro, em que as atenções se voltam para a saúde do homem, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensifica as ações de acolhimento e orientações à saúde do público masculino. No dia 25, sábado, será realizado o projeto Avança Saúde – Homem: sobrepeso e obesidade, com abertura das 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Apesar de ter o foco na população masculina, a campanha é voltada para todas as pessoas.
Durante o Avança Saúde – Homem, no dia 25, serão realizadas as seguintes ações de prevenção e promoção em saúde: consultas de enfermagem e médica, testes rápidos, acolhimento em saúde bucal, análise ponderal e riscos – sobrepeso e obesidade, vacinação, entre outros.
Ao longo de todo o mês, as equipes das unidades seguem mobilizadas para abordar a população masculina, inclusive com busca ativa. O foco é a prevenção, principalmente sobre o câncer de próstata e doenças crônicas e cardiovasculares.
Entre as ações nas UBSs estão as rodas de conversas realizadas em grupos sobre exames preventivos para rastreamento do câncer, hábitos saudáveis, como alimentação e atividade física para controlar o peso corporal; mudança no estilo de vida para evitar o adoecimento por uso de tabaco e álcool; monitoramento de pressão arterial e índice de massa corporal para identificação de pessoas vulneráveis a hipertensão e obesidade; e estratificação do risco cardiovascular para prevenção da mortalidade precoce entre 30 e 69 anos de idade.
Saúde masculina
“O Avança Saúde – Homem, assim como fazemos no Outubro Rosa para as mulheres, acontece para chamarmos a atenção da população para que os homens procurem as UBSs e façam seu preventivo, mesmo que não estejam sentindo nenhum sintoma. A prevenção evita doenças graves e aumenta a sobrevida desse público que, culturalmente, é mais resistente a cuidar da sua saúde”, adverte a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da SMS, Sandra Sabino.
Haverá ainda durante a campanha do mês, oferta de teste rápido e orientações de prevenção às doenças infectocontagiosas e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT); pré-natal do homem; descarte correto de medicamentos e orientação farmacêutica, coleta de exames laboratoriais; avaliação dos pés e pernas em pessoas diabéticas para controle de complicações dessa doença.
Outra preocupação da Atenção Básica é fazer a busca ativa de sintomas urológicos em todas as pessoas com próstata (independentemente do gênero com o qual se identifica) para agendamentos e encaminhamento ao atendimento especializado quando detectados sinas e sintomas de alerta para tumores (próstata, pênis, testículo e mama).
Além das atividades rotineiras nas unidades, os agentes de saúde reúnem grupos de caminhada e fazem ainda busca ativa de homens no território para as devidas orientações quanto à necessidade de procurarem uma unidade de saúde. A avaliação multidimensional da pessoa idosa na atenção básica (Ampi-AB) também será ofertada, assim como as práticas integrativas e complementares em saúde (Pics).
Os munícipes podem encontrar a unidade mais próxima da sua residência pela plataforma Busca Saúde.