Nos dias 16 e 17 de setembro, a Etec Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, recebeu o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, evento realizado pela Loa Produções Culturais com o patrocínio da BP Bunge Bioenergia. O evento reuniu mais de 350 estudantes e profissionais para desenvolver soluções criativas voltadas aos problemas urbanos e ambientais. Entre as iniciativas vencedoras, destacam-se projetos que visam melhorar o descarte de resíduos, prevenir queimadas e otimizar o transporte público.
“A Maratona de Inovação mostrou o imenso potencial dos nossos jovens em transformar ideias em soluções reais para os desafios que enfrentamos diariamente. Chegamos ao 24° evento com a certeza de que os jovens estão se engajando em temas tão importantes como sustentabilidade e mobilidade urbana e isso nos dá esperança de um futuro mais consciente e responsável”, comentou Andreia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais. “Esse evento vai além da competição; é uma oportunidade de aprendizado e troca que prepara os alunos para o mercado de trabalho e, mais importante, para o exercício da cidadania”, afirmou.
Dividido em duas etapas, o evento explorou temas críticos das grandes metrópoles, como moradia, mobilidade e meio ambiente. No primeiro dia, 174 alunos assistiram ao espetáculo teatral “Água à Vista”, uma apresentação interativa que buscou conscientizar o público sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
No segundo dia, mais de 150 estudantes participaram de dinâmicas e oficinas com foco na reciclagem e no trânsito, com projetos como o “EcoAção”, da equipe All Blacks, vencedor da primeira competição, que propôs ações de conscientização para o descarte correto de resíduos. A qualidade da água e a prevenção de desastres naturais dominaram as discussões da equipe SustentaGuys, com a solução “Fire Detector”, que utiliza tecnologia para prevenir incêndios florestais, sendo a grande vencedora da segunda maratona do dia.
“Fiquei impressionado com o nível de criatividade e a capacidade de inovação dos alunos. Eles conseguiram transformar desafios complexos, como o descarte de resíduos e as queimadas, em soluções aplicáveis. A Maratona é uma iniciativa fundamental para mostrar que os jovens não são apenas espectadores, mas protagonistas na busca por um futuro mais sustentável”, destacou Wellington Sacheti, coordenador de inovação do evento.
Dentre as iniciativas, o projeto “RS – Recomeço Solidário” abordou o acesso a moradias dignas para pessoas desalojadas, reutilizando containers e metrôs em desuso para reduzir entulhos. A “Força Tarefa Marmota Verde” se destaca como uma startup que coleta lixo orgânico para produzir adubos, visando melhorar a qualidade de vida. O projeto “AcquaTech” controla o pH da água, enquanto “AquaVida” foca na captação de águas pluviais em favelas. Além disso, iniciativas como “Bio+” e “AquaForAll” promovem a sustentabilidade nas escolas, refletindo os 5Rs da sustentabilidade em busca de soluções inovadoras.
A maratona também contou com o apoio de mentores especializados e voluntários, que auxiliaram os estudantes no desenvolvimento de suas ideias. Ao final, as propostas foram apresentadas a uma banca de jurados, que premiou as três melhores iniciativas de cada etapa. Além dos troféus, todos os participantes receberam certificados do evento que é considerado uma referência no cenário nacional da inovação.
Em 2024, mais de 3.500 estudantes já participaram do evento, que foi realizado em 12 cidades de cinco estados diferentes.
Mais ideias inovadoras – A Maratona de Inovação teve um impacto positivo na comunidade escolar, destacando a capacidade dos jovens em desenvolver soluções para desafios contemporâneos, promovendo educação prática e engajamento social. Entre as propostas premiadas, o “ReciclaTech”, da equipe Moisés, ficou em 2º lugar por sua abordagem tecnológica na reciclagem, enquanto o “Meu Bus”, em 3º lugar, inovou ao monitorar a lotação do transporte público. Na segunda etapa, o “Program Mark – Corrida do Descarte”, também em 2º lugar, incentivou o descarte correto de resíduos em escolas, e o “EcoRevisa”, em 3º lugar, focou na limpeza de rios e na prevenção de plásticos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
goncalves.jornalismo@gmail.com