O dropshipping é um modelo logístico que permite empreendedores digitais operarem sem a necessidade de manter estoque físico, o que reduz significativamente os custos e riscos envolvidos no negócio. Nesse modelo, os produtos são enviados diretamente do fabricante ou fornecedor, muitas vezes localizado no exterior, para o cliente final. A estratégia facilita o acesso a uma ampla variedade de produtos a preços competitivos, tornando possível escalar rapidamente o negócio com baixo investimento inicial.
No entanto, a recente implementação da taxa de importação para itens abaixo de 50 dólares — popularmente conhecida como “taxa das blusinhas” — gerou um impacto imediato para quem depende do dropshipping internacional.
Com a nova taxação, empreendedores que trabalham com dropshipping se perguntam se o modelo ainda é viável no Brasil. Segundo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, maior escola de e-commerce do mundo, o dropshipping continua lucrativo e em crescimento, desde que os empresários estejam preparados para se adaptar às mudanças.
“O dropshipping não está ameaçado. Este é um modelo logístico que existe há muitos anos e que entra em vários negócios de diferentes modos. A adaptação é o segredo para quem quer continuar lucrando com este modelo. A mudança na taxação exige novos ajustes, mas quem souber aproveitar as oportunidades desse cenário seguirá crescendo no mercado”, afirma Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, que oferecerá uma aula gratuita e online sobre dropshipping nesta terça-feira (15), às 20h.
Uma das opções sugeridas por Bruno é a escolha do fornecedor. Para aqueles que querem reduzir a carga tributária, optar por produtos nacionais pode ser mais rentável, a depender do nicho escolhido. Além disso, algumas gigantes asiáticas estão montando operações no Brasil, então, vale estar atento a esse movimento para reduzir os custos.
“Caso o empreendedor deseje continuar trabalhando com produtos importados, ele deve fazer uma nova precificação para evitar perdas. Além disso, é fundamental concentrar esforços na jornada do cliente. No fim das contas, o preço do seu produto é menos importante do que a experiência que você proporciona”, destaca o especialista.
Outro ponto importante para quem está começando, segundo Oliveira, é a escolha do nicho de mercado em que se quer atuar. Ele conta que é natural o empreendedor vender o que gosta de consumir ou o que costuma comprar, mas o especialista alerta que é necessário um estudo aprofundado antes de fazer essa escolha.
“Encontre segmentos específicos em que a concorrência é menor e a demanda é alta. Além disso, procure nichos com uma base de consumidores apaixonados e dispostos a pagar um pouco mais por produtos que atendam às suas necessidades específicas”, recomenda.
Serviço
Aula Gratuita: Como criar uma Loja Online Sem Estoque e faturar R$ 30 mil, do Zero ao Topo
Data: Terça-feira, 15 de outubro de 2024
Horário: 20h
Inscrição: https://lp.ecommercenapratica.com/ddz-cadastro/
Ecommerce na Prática
O Ecommerce na Prática é a maior escola de e-commerce do mundo, uma das 10 maiores iniciativas de conteúdo educativo do Brasil e parte do ecossistema Nuvemshop. Com o propósito de reduzir as barreiras das vendas online por toda América Latina para que qualquer pessoa possa viver de e-commerce, a escola já reúne mais de 38 cursos e 450 aulas em um único lugar, tendo transformado a vida de mais de 130 mil empreendedores.
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MARIA DAS GRACAS SILVA DOS SANTOS
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