Empreender na área da saúde, especialmente na medicina, é um desafio que poucos profissionais se aventuram a enfrentar. No entanto, o Dr. Thiago Volpi, renomado nutrólogo à frente do Espaço Volpi, clínica referência em São Paulo, tem demonstrado que, com a orientação certa, é possível aliar a prática médica ao empreendedorismo. Agora, além de cuidar da saúde dos pacientes, ele está se dedicando a um novo propósito: ajudar outros médicos a criarem e consolidarem seus próprios negócios.
Com uma trajetória marcada por inovação e sucesso na área, Volpi construiu uma espaço que se tornou referência no país, unindo o conhecimento científico com estratégias empresariais eficazes. “Acredito que o futuro da medicina envolve não apenas o cuidado com o paciente, mas também a capacidade de inovar e adaptar-se às novas realidades do mercado. Empreender é uma forma de expandir esse cuidado, oferecendo serviços diferenciados e de qualidade”, afirma.
Com mais de 15 anos à frente do Espaço Volpi, Thiago percebeu a crescente demanda de profissionais da saúde que desejam empreender e, com isso, tornou-se referência não apenas na medicina, mas também como mentor. Sendo assim, Volpi elencou cinco dicas fundamentais para quem deseja aliar o empreendedorismo à medicina. Confira, a seguir:
1. Seja um bom profissional na sua área
Segundo Thiago, o médico que deseja empreender na área da saúde precisa, primeiramente, ser um profissional que já tem um conhecimento técnico profundo. “A gente não pode inverter as coisas. O médico empresário, antes de ser empresário, é médico e isso é muito importante. É preciso ser muito bem capacitado tecnicamente, seja com pós-graduações ou residência”, comenta.
2. Escolha uma segmentação
Antes de tudo, é preciso estudar a melhor segmentação para o médico e qual o tipo de paciente que ele vai ter, pois ela é importante, não só para o paciente que procura receber atendimento, mas porque esse paciente vai gerar retorno financeiro para ele. ”A partir daí, é necessário também se posicionar para essa segmentação. Então, se o médico já é bom, tecnicamente, na área escolhida, o primeiro passo vai ser montar uma boa carteira de pacientes, de acordo com a sua especialidade”, ressalta o Dr. Thiago Volpi.
3. Tenha uma equipe de apoio
Para uma gestão eficaz da clínica, o médico precisa saber formar uma equipe, porque a maior parte operacional tem que ser feita por pessoas capacitadas que ele forma, então é necessário saber também treinar pessoas de acordo com as necessidades do seu espaço. “Em nossa mentoria, por exemplo, temos materiais não só para os médicos, como também uma equipe especializada para eles, já que o papel principal do médico é atender os pacientes e não ficar no operacional”, reforça.
4. Domine a sua área
Segundo Volpi, quando o médico tem uma grande experiência clínica, ele está preparado para montar tratamentos e protocolos que vão ajudar a resolver a vida dos pacientes. “Saber montar produtos na clínica, baseados em evidência científica e protocolos inteligentes, vai ajudá-lo a vender melhor. Ou seja, a experiência clínica é fundamental, porque o médico que consegue resolver o problema dos pacientes vai ser mais valorizado e vai se dar melhor também como empreendedor”, comenta.
5. Domine as ferramentas necessárias
Thiago afirma que a chave do sucesso é a combinação de uma sólida formação médica com habilidades empresariais. “O médico vai precisar dominar técnicas de gestão da própria clínica, entre elas, saber lidar com pessoas, contratar, treinar, motivar, delegar e fazer a gestão financeira da clínica, bem como criar processos eficazes internamente e entender da parte de tecnologia”, ressalta. “Hoje, o que ajuda muito o médico é ter um prontuário moderno, sistemas de CRM para alguns clientes e toda a parte de inteligência artificial, que pode dar um suporte muito grande, tanto na parte da gestão da clínica quanto na do acompanhamento clínico” finaliza.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LARISSA GEOVANNA PINTO
larissa@agenciabrands.com.br